Logo
Imprimir esta página

Oftalmologista explica como metanol afeta visão após ingestão de bebidas contaminadas

Autoridades estão investigando casos de contaminação que estariam associadas ao consumo de bebidas adulteradas com metanol - Freepik Autoridades estão investigando casos de contaminação que estariam associadas ao consumo de bebidas adulteradas com metanol - Freepik

Vice-presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia relata sintomas que devem ser observados

Desde o início de setembro, autoridades de São Paulo estão investigando dezenas de casos de contaminação que estariam associadas ao consumo de bebidas adulteradas com metanol. Nos últimos dias, o número de notificações vem aumentando paulatinamente, a cada boletim divulgado. As suspeitas já ultrapassam o território do estado mais populoso do país e chegaram à vários outros.

Até o início desta semana, duas mortes foram confirmadas e 13 estão sob investigação. Há relatos de complicações graves, incluindo ao menos uma pessoa que perdeu completamente a visão após beber. O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte.

O vice-presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO), Leiser Franco, comenta sobre o consumo desse produto. “Existe um período de latência, de 6 a 12 horas após a ingestão e a intoxicação e, obviamente, é diretamente proporcional à quantidade de metanol que foi ingerido. Inicialmente, o paciente pode ter um pouco de dor de cabeça, confusão mental, dores abdominais, o quadro neurológico pode evoluir com uma confusão mais intensa e turvação da visão”, elenca.

O risco de perda da visão está relacionado à forma como o organismo processa essa substância. Quando o metanol é ingerido, ele é metabolizado pelo fígado e transformado em formaldeído e ácido fórmico, extremamente tóxicos. Esse último interfere diretamente na produção de energia das mitocôndrias, estruturas celulares fundamentais para o funcionamento das células nervosas do nervo óptico. Sem energia suficiente, essas células não funcionam corretamente e podem entrar em colapso, causando inchaço e pressão dentro do nervo.

Leiser Franco cita alguns sintomas que podem ser observados nos pacientes. “Depois que o metanol é metabolizado, ele forma seus produtos tóxicos para o organismo e tem uma predileção por uma lesão no nervo óptico, levando a uma turvação da visão, um embaçamento da visão. Alguns pacientes relatam a percepção de uma névoa e também a perda de visão definitiva em casos mais graves. Nos casos neurológicos, esse quadro de confusão mental se acentua, podendo evoluir para coma e, se não tratada, até a morte”.

Pessoas que tenham consumido bebidas alcoólicas e manifestem qualquer um dos sintomas associados à intoxicação por metanol devem buscar imediatamente algum serviço de emergência médica. “O diagnóstico do grau de lesão do nervo óptico envolve exames como a acuidade visual, que mede a capacidade de enxergar detalhes; a avaliação do campo visual, que verifica a visão periférica ou “de canto de olho”; e testes de resposta da pupila à luz e percepção de cores. Leiser explica ainda que, se possível, é importante guardar as embalagens ´- já que o metanol passa despercebido e só pode ser identificado via laboratorial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto