Hérnia Inguinal - O Problema Silencioso Que Afeta Milhões
Mais Comum Em Homens, A Hérnia Inguinal Representa 75% Dos Casos De Hérnias Abdominais. Entenda Os Tipos, Riscos E As Opções Cirúrgicas - Da Convencional À Robótica
A hérnia inguinal – aquela que se forma na região da virilha – é a mais frequente de todas as hérnias de parede abdominal, respondendo por cerca de 75% dos casos. Apesar de comum, o diagnóstico e o tratamento ainda geram dúvidas, especialmente sobre riscos de complicações e impacto na fertilidade.
A presença da hérnia e seu tratamento cirúrgico normalmente não são causas de infertilidade. Também não é comum a ocorrência de complicações no pós-operatório, quando o procedimento é realizado corretamente - esclarece o Dr. Ernesto Alarcon, cirurgião geral e especialista em videolaparoscopia.
Existem dois tipos principais de hérnia inguinal:
Indireta: ocorre quando estruturas da cavidade abdominal passam para dentro da bolsa que envolve o testículo, através de um ponto frágil chamado anel herniário.
Direta: como o nome indica, forma-se de maneira mais reta, por uma área enfraquecida na parede abdominal.
O tratamento é exclusivamente cirúrgico e pode ser feito por técnica convencional, laparoscópica ou até robótica, garantindo maior precisão e recuperação mais rápida em alguns casos - Somente um especialista pode indicar a melhor abordagem para cada paciente - reforça o Dr. Ernesto.
Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a hérnia inguinal deixa de ser um incômodo e volta a ser apenas um capítulo superado na vida do paciente.
Dr. Ernesto Alarcon
Cirurgião Geral especialista em videolaparoscopia e atuação com enfase em Cirurgia Geral e Digestiva. Clinica em SP Cirurgias de hérnias, vesículas,vasectomia,Bariátrica, entre outros.
Coordenador e Chefe de Equipes Médicas em Alguns Hospitais em São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>