SEGS Portal Nacional

Saúde

Baixas temperaturas exigem atenção redobrada com os idosos

  • Terça, 10 Junho 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiane Bardi da Fonseca
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

HSV destaca cuidados essenciais para se proteger diante do frio intenso e do aumento dos casos de SRAG no Estado

A previsão do tempo indica uma semana gelada em Jundiaí, com temperaturas mínimas que podem chegar a 8°C. A chegada do frio intenso acontece em um cenário de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Estado de São Paulo, o que exige atenção da população, especialmente dos idosos, que estão entre os mais vulneráveis aos efeitos das baixas temperaturas. A médica geriatra do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dra. Bruna Fernandes Nunes, explica que o envelhecimento natural do corpo traz alterações fisiológicas importantes, entre elas, a capacidade de manter a temperatura corporal estável.

“Isso está relacionado à termorregulação — o sistema responsável por manter o equilíbrio da temperatura corporal. Com o passar dos anos, esse mecanismo se torna menos eficiente: há uma redução na conservação do calor e na capacidade de isolamento térmico, em razão da diminuição da massa muscular e do conteúdo de água no corpo. Isso aumenta os riscos para quem se expõe ao frio sem a devida proteção”, explica a especialista.

No inverno, cuidados específicos são essenciais para o bem-estar dos idosos

Além do desconforto térmico, as baixas temperaturas podem agravar quadros clínicos preexistentes. Segundo a geriatra, o frio favorece infecções respiratórias, tanto virais quanto bacterianas, e afeta ossos e articulações. “Esse cenário pode resultar em limitações de movimento, intensificação das dores e maior risco de quedas. O sistema cardiovascular também é impactado: com o frio, os vasos sanguíneos se contraem, dificultando a circulação e exigindo mais do coração — o que pode desencadear arritmias, infartos e descompensações em doenças cardíacas”, alerta.

Essa maior sensibilidade dos idosos ao frio pode levar a uma queda acentuada da temperatura corporal, abaixo de 35ºC — condição conhecida como hipotermia. A hipotermia pode se manifestar em diferentes graus: leve (entre 35ºC e 32ºC), moderada (entre 31,9ºC e 28ºC) ou grave (abaixo de 28ºC). “Trata-se de um risco real para os idosos, mesmo em dias que não apresentam temperaturas extremamente baixas”, ressalta a geriatra.

Entre os idosos, os tremores e calafrios típicos da hipotermia podem não se manifestar, alerta a médica. No entanto, profissionais de saúde conseguem identificar sinais da condição por meio da avaliação da pele — ao tocar suavemente a região abdominal ou verificar se mãos e pés estão frios ou arroxeados. “Caso haja dificuldade para respirar, confusão mental, agravamento de doenças crônicas ou, ao medir a temperatura, seja constatada uma queda, é fundamental procurar assistência médica imediatamente”, orienta.

Cuidados essenciais

O bem-estar, a alimentação e a hidratação são os principais pontos listados pela médica. “A pele dos idosos fica, naturalmente, mais sensível e com o frio pode ficar mais ressecada. A orientação é evitar banhos muito quentes e utilizar sabonetes neutros”, elenca.

Com relação à alimentação, o ideal, segundo a profissional, é que ela seja equilibrada, rica em nutrientes e incluir alimentos como sopas e bebidas quentes. Ao contrário do que muitos imaginam, a hidratação adequada também é fundamental durante o frio. Mesmo com a queda das temperaturas e a redução da sensação de sede, o corpo continua perdendo líquidos constantemente — pela respiração, suor e processos metabólicos naturais. Além disso, o ar frio e seco típico desta época favorece o ressecamento das vias respiratórias.

Dra. Bruna alerta sobre os cuidados com os idosos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Nov 27, 2025 Saúde

Onda coreana traz novo protocolo de skincare para os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version