SEGS Portal Nacional

Saúde

Baixas temperaturas exigem atenção redobrada com os idosos

  • Terça, 10 Junho 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiane Bardi da Fonseca
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

HSV destaca cuidados essenciais para se proteger diante do frio intenso e do aumento dos casos de SRAG no Estado

A previsão do tempo indica uma semana gelada em Jundiaí, com temperaturas mínimas que podem chegar a 8°C. A chegada do frio intenso acontece em um cenário de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Estado de São Paulo, o que exige atenção da população, especialmente dos idosos, que estão entre os mais vulneráveis aos efeitos das baixas temperaturas. A médica geriatra do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dra. Bruna Fernandes Nunes, explica que o envelhecimento natural do corpo traz alterações fisiológicas importantes, entre elas, a capacidade de manter a temperatura corporal estável.

“Isso está relacionado à termorregulação — o sistema responsável por manter o equilíbrio da temperatura corporal. Com o passar dos anos, esse mecanismo se torna menos eficiente: há uma redução na conservação do calor e na capacidade de isolamento térmico, em razão da diminuição da massa muscular e do conteúdo de água no corpo. Isso aumenta os riscos para quem se expõe ao frio sem a devida proteção”, explica a especialista.

No inverno, cuidados específicos são essenciais para o bem-estar dos idosos

Além do desconforto térmico, as baixas temperaturas podem agravar quadros clínicos preexistentes. Segundo a geriatra, o frio favorece infecções respiratórias, tanto virais quanto bacterianas, e afeta ossos e articulações. “Esse cenário pode resultar em limitações de movimento, intensificação das dores e maior risco de quedas. O sistema cardiovascular também é impactado: com o frio, os vasos sanguíneos se contraem, dificultando a circulação e exigindo mais do coração — o que pode desencadear arritmias, infartos e descompensações em doenças cardíacas”, alerta.

Essa maior sensibilidade dos idosos ao frio pode levar a uma queda acentuada da temperatura corporal, abaixo de 35ºC — condição conhecida como hipotermia. A hipotermia pode se manifestar em diferentes graus: leve (entre 35ºC e 32ºC), moderada (entre 31,9ºC e 28ºC) ou grave (abaixo de 28ºC). “Trata-se de um risco real para os idosos, mesmo em dias que não apresentam temperaturas extremamente baixas”, ressalta a geriatra.

Entre os idosos, os tremores e calafrios típicos da hipotermia podem não se manifestar, alerta a médica. No entanto, profissionais de saúde conseguem identificar sinais da condição por meio da avaliação da pele — ao tocar suavemente a região abdominal ou verificar se mãos e pés estão frios ou arroxeados. “Caso haja dificuldade para respirar, confusão mental, agravamento de doenças crônicas ou, ao medir a temperatura, seja constatada uma queda, é fundamental procurar assistência médica imediatamente”, orienta.

Cuidados essenciais

O bem-estar, a alimentação e a hidratação são os principais pontos listados pela médica. “A pele dos idosos fica, naturalmente, mais sensível e com o frio pode ficar mais ressecada. A orientação é evitar banhos muito quentes e utilizar sabonetes neutros”, elenca.

Com relação à alimentação, o ideal, segundo a profissional, é que ela seja equilibrada, rica em nutrientes e incluir alimentos como sopas e bebidas quentes. Ao contrário do que muitos imaginam, a hidratação adequada também é fundamental durante o frio. Mesmo com a queda das temperaturas e a redução da sensação de sede, o corpo continua perdendo líquidos constantemente — pela respiração, suor e processos metabólicos naturais. Além disso, o ar frio e seco típico desta época favorece o ressecamento das vias respiratórias.

Dra. Bruna alerta sobre os cuidados com os idosos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version