Logo
Imprimir esta página

Síndrome metabólica: 4 fatos que você precisa saber sobre gordura abdominal

Gordura abdominal - Adobe Stock Gordura abdominal - Adobe Stock

Condição afeta mais de um terço da população adulta no Brasil e pode aumentar o risco de diabetes tipo 2

Você já ouviu falar em síndrome metabólica? Embora pouco conhecida, essa condição afeta uma parcela significativa dos brasileiros. Estima-se que um terço da população adulta do país apresenta critérios para o diagnóstico da síndrome, que é caracterizada por um conjunto de alterações no organismo: pressão arterial elevada, glicemia alterada, colesterol HDL baixo, triglicérides altos e, principalmente, acúmulo de gordura abdominal.

Segundo Marcelo Carneiro, especialista em tratamento da obesidade, fundador da Obesicenter e médico do reality Quilos Mortais Brasil, a síndrome metabólica é um alerta do corpo para riscos maiores. “Ela é um fator de risco para infarto, AVC, diabetes tipo 2 e doenças hepáticas”, explica, ressaltando que o problema é silencioso, por isso ter consciência corporal é muito importante para notar quando a circunferência abdominal está fora do normal.

Mas como saber se aquela “barriguinha” ultrapassou os limites do estético e se tornou um problema de saúde? Segundo o especialista, a gordura visceral, aquela que se acumula entre os órgãos, é metabolicamente ativa e interfere diretamente no funcionamento do organismo. “Se a circunferência abdominal está acima de 102 centímetros nos homens ou 88 nas mulheres, já é um sinal de alerta. A partir daí, avaliamos glicemia, pressão arterial e perfil lipídico. Três alterações combinadas já configuram a síndrome”, afirma.

O médico listou quatro fatos sobre a síndrome metabólica que todos deveriam saber para proteger a saúde. Confira:

- Nem toda gordura abdominal é inofensiva

A gordura visceral normalmente apresenta-se em forma de barriga “mais dura”. Ainda que o peso esteja aparentemente normal, é a barriga que deve ser levada em conta como sinal de alerta.

- A condição é silenciosa, mas progressiva

Muitos pacientes só descobrem a síndrome após um diagnóstico de diabetes ou um evento cardiovascular, como infarto ou AVC.

- Maus hábitos favorecem o surgimento do problema

Sedentarismo, alimentação ultraprocessada, excesso de açúcar e gordura, além de estresse e sono ruim, estão diretamente ligados ao desenvolvimento do quadro.

- É possível reverter com mudanças no estilo de vida

Adotar uma alimentação balanceada, praticar exercícios regularmente e, quando necessário, iniciar medicações pode reverter a síndrome e evitar complicações maiores.

De acordo com Carneiro, perder de 5% a 10% do peso corporal já reduz os riscos associados à condição. “Não se trata apenas de emagrecer por estética. Trata-se de preservar órgãos vitais, controlar inflamações e melhorar a qualidade de vida a longo prazo”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto