Logo
Imprimir esta página

Dengue: aumento da doença serve de alerta para os cuidados com a pele

Foto divulgação. Foto divulgação.

Dermatologista dá dicas de como aliviar os sintomas e promover o bem-estar

Várias regiões do Brasil vêm sofrendo com o aumento no número de casos de dengue. São mais de 360 mil pessoas atingidas pela doença, causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, apenas esse ano. O pico de casos se deve às condições climáticas do verão: quanto mais quente o clima e maior o volume de chuvas, maior a proliferação do mosquito.

Para nossa felicidade, este ano iniciaram a vacinação contra a dengue pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas, por enquanto, ela será oferecida apenas para a faixa etária de 10 a 14 anos, idade que concentra o maior número de hospitalizações, segundo dados do Governo Federal. Esse número, apesar de pequeno, já promove alento a população, diante de tantos casos, mas ainda não é significativo quando dimensionamos ao tamanho da população brasileira. Assim, outras estratégias e medidas de cuidados são necessárias para aliviar os possíveis desconfortos da doença.

Entre os sintomas da dengue estão: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nos ossos e articulações, dor no corpo, moleza, náuseas e vômitos, manchas vermelhas e erupções na pele, em alguns casos, acompanhada de coceira. “As lesões cutâneas causadas pela dengue aparecem como vermelhidão na região do tronco, evoluindo para braços e pernas”, diz Dra. Paula Colpas¹, dermatologista e consultora de TheraSkin®.

As crianças são alvo fácil do mosquito, já que estão, por muitas vezes e especialmente nessa época do ano, em ambientes propício a proliferação, como parques, gramados e playgrounds. “Nos pequenos, os sintomas que podem aparecer, além da febre, são a coceira, a recusa de alimentos e líquidos, o que pode, inclusive, aumentar a desidratação, piorando as manchas na pele”, afirma a especialista.

Em adultos e crianças, os pruridos causados pela dengue são extremamente incômodos, porém, autolimitados, durando por volta de 36 a 48 horas. A Dra. Paula orienta sobre os cuidados iniciais que devem ser feitos com a pele: “banhos frios, hidratação da pele, roupas leves e complementar com uso de medicamento sistêmico, como a hidroxizina, que ajuda a aliviar os sintomas da doença”.

Por se tratar de um vírus, ainda não existe um remédio para combater a dengue em si, apenas pode se tratar os sintomas causados pela doença. “A OMS, em suas diretrizes clínicas atualizadas para o manejo da dengue, inclui os anti-histamínicos como parte do tratamento, especialmente para o alívio dos sintomas, como as coceiras e pruridos”, explica a dermatologista.

Além disso, um estudo publicado no "Journal of Clinical Medicine Research" em 2015, intitulado como "Efficacy of hydroxyzine in controlling pruritus in dengue patients", mostrou a eficácia do dicloridrato de hidroxizina no controle da coceira em pacientes com dengue, contribuindo significativamente para o conforto e melhora da qualidade de vida das pessoas durante a infecção. “Ao aliviar os sintomas incômodos da urticária, a hidroxizina pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente, permitindo um sono restaurador e que ele realize suas atividades diárias com mais conforto e bem-estar”, conta a médica.

O combate ao mosquito da dengue se dá na limpeza dos focos de acúmulo de água, onde o mosquito se reproduz, portanto, é importante ressaltar: não acumule água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Esteja atento aos sinais, no caso do surgimento dos sintomas da dengue, procure um médico imediatamente.

¹Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 - RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sobre a TheraSkin®: Única farmacêutica brasileira especialista em pele, há 25 anos desenvolvendo e produzindo produtos dermatológicos e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de dermocosméticos. Comprometida em educar e conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde da pele com responsabilidade, a indústria é alinhada à comunidade médica do começo ao fim de sua cadeia. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto