Logo
Imprimir esta página

Setembro Amarelo: Psicóloga lista medidas para identificação e prevenção de comportamentos suicidas

Setembro Amarelo: Psicóloga lista medidas para identificação e prevenção de comportamentos suicidas

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8%, em 2022, na comparação com 2021, segundo levantamento presente no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com a psicóloga Karen Crisóstomo, professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), é possível identificar e prevenir o início de um comportamento suicida estando atento às diversas manifestações do sofrimento, tanto em comportamento, quanto em falas.

Em 2022, o Fórum registrou 16.262 casos de suícidio, uma média de 44 por dia, contra 14.475 registrados no ano anterior. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021. Karen lembra que cada pessoa lida com os sofrimentos de maneira diferente, portanto, é fundamental que se possa estar atento aos comportamentos que indiquem aspectos como mudanças de humor; preferência por se manter isolado; perda de interesse por coisas que antes tinha interesse; falas depreciativas como “sou inútil”, “se eu morrer ninguém sentirá minha falta” ou “a vida não tem sentido”; e o aumento ou início do uso de drogas.

A depressão, segundo Karen, pode ser um fator de risco para o suicídio, mas é preciso cautela ao associar o transtorno ao ato de tirar a própria vida, pois não são apenas pessoas diagnosticadas com depressão que pensam ou tentam suicídio.

“Como a depressão é um transtorno mental, ou seja, não há cura, existem comportamentos que se intensificam nos momentos de crise, como o humor deprimido, no qual a pessoa não consegue realizar atividades cotidianas, como por exemplo, a higiene básica, ou até mesmo se alimentar. Nesses momentos, por vezes, a ideação suicida, ou até mesmo o planejamento e por fim o ato do suicídio, podem estar presentes. Por isso, é fundamental que essa pessoa receba o acompanhamento adequado de psicoterapeuta e psiquiatra, para que receba tanto o suporte terapêutico, quanto medicamentoso”, alertou a psicóloga.

Combate desde a infância

Os jovens têm como características do seu período de desenvolvimento uma maior vulnerabilidade emocional por não ter maturidade frente a experiências vividas. Esse contexto aponta, de acordo com Karen, para uma maior probabilidade de não saber lidar com os momentos de sofrimento. Para ela, é importante cuidar da saúde mental desde a infância, para que esse jovem possa aprender a buscar ajuda sempre que necessário.

“Outro ponto importante é verificar se com o suporte da escola, familiares e amigos essa pessoa conseguirá obter ajuda. Caso se perceba que os pensamentos voltados para a morte ainda persistem, aí o indicado é buscar ajuda profissional o mais rápido possível”, indicou.

“Precisamos saber que o suicídio é um fenômeno multicausal, isto é, não existe um motivo específico que seja um fator que explique ou o justifique. A prevenção é possível ao passo que abrimos espaço de fala na família, na escola e nos meios de comunicação para desmistificar os diversos tabus em volta do tema”, complementa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto