Logo
Imprimir esta página

Prevenção ao adoecimento mental traz mais produtividade para empresas

Prevenção ao adoecimento mental traz mais produtividade para empresas

Fátima Macedo, psicóloga e CEO da Mental Clean, explica quais ações podem ser tomadas para prevenir colapso da saúde mental dos colaboradores

O Brasil e o mundo vivem uma segunda pandemia, agora de saúde mental. O relatório anual do Estado Mental do Mundo, encomendado pela Sapien Labs e divulgado em março de 2023, mostrou o Brasil como o terceiro país no ranking dos que têm o pior índice de saúde mental. A lista contava com 64 nações habilitadas para internet e os brasileiros só ficaram abaixo da África do Sul e do Reino Unido. Ainda segundo a pesquisa, uma em cada três pessoas no Brasil disseram ter mais de um sintoma relacionado a transtornos mentais.

Muitos desses indícios são provocados pelas rotinas estressantes dos empregos. A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, foi reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença ocupacional, garantindo que o empregado diagnosticado tenha garantidos os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários gerados pelo diagnóstico de outras doenças e acidentes decorrentes do trabalho. A síndrome vem se tornando mais usual no dia a dia de trabalho das pessoas, e as empresas vêm buscando soluções para enfrentar e remediar os sintomas e transtornos provocados por essa exaustão ocupacional, mas poucas vêm se preocupando com uma solução que pode ser mais efetiva: a prevenção.

Segundo a psicóloga Fátima Macedo, especialista em Saúde Mental do Trabalhador e CEO da Mental Clean, a empresa precisa criar um ambiente de trabalho saudável, onde o estresse ocupacional tenha a devida atenção para prevenir o burnout e que também seja acolhedor, onde as pessoas colaboradoras se sintam seguras psicologicamente. “O adoecimento mental foi responsável por diversos afastamentos de pessoas do trabalho nos últimos anos. As organizações podem evitar esses afastamentos construindo uma cultura de segurança psicológica no ambiente profissional, na qual o trabalhador possa se sentir à vontade para ser ele mesmo, expor suas dúvidas e ideias sem medo de represálias, e sinta-se confiante para ser franco, principalmente com relação aos estressores organizacionais que podem levar ao adoecimento mental”, comenta a psicóloga.

O investimento na prevenção traz resultados comprovados para as empresas. De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada US $1 que as organizações investem em ações que visam ao bem-estar mental e à melhoria nas condições de saúde psicológica de seus colaboradores, cerca de US $4 são alcançados em ganhos com o aumento da produtividade.

“Há diversas ações que as lideranças podem promover para construir esse ambiente mais saudável e mais seguro psicologicamente para a equipe”, explica Fátima Macedo, “como avaliar o dimensionamento das equipes x demandas de trabalho, promover conversas com o time sobre a importância do autocuidado e a atenção com a saúde mental; relembrar sempre que o adoecimento emocional pode acontecer com qualquer pessoa; estimular o compartilhamento de ideias sem críticas ou julgamentos; ficar atento às maneiras com que sua equipe conversa, estimulando a comunicação não violenta, transparente e inibindo comportamentos tóxicos; ter uma escuta ativa e empática; promover rodas de conversa com a equipe sobre os desafios da vida e como lidar com eles, além de estimular o compartilhamento de situações do cotidiano”, exemplifica.

Segundo a psicóloga, a produtividade e a inovação nas empresas é resultado de equipes que se sentem bem emocionalmente e as organizações podem e devem propiciar um ambiente saudável aos seus colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto