3 passos simples para não cair em golpe na hora de escolher um cirurgião plástico
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabi Dallo
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Cirurgias plásticas são procedimentos cada vez mais populares no Brasil, e a escolha do médico responsável é uma das etapas mais importantes do processo. No entanto, é preciso ter cuidado para não cair em golpes ou escolher um profissional que não seja qualificado para realizar o procedimento. Felizmente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para garantir que o médico escolhido seja confiável e experiente.
A advogada especialista em direito médico e hospitalar Dra. Beatriz Guedes destaca que o primeiro passo para escolher um cirurgião plástico confiável é verificar se ele está ativo e registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Conselho Federal de Medicina (CFM). Essa é uma medida simples, mas fundamental, pois garante que o profissional esteja legalmente habilitado a exercer a medicina. Para fazer essa verificação, basta acessar o site do CRM ou do CFM e digitar o nome completo do médico ou o número do registro do CRM.
O segundo passo é verificar se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Essa é uma associação que reúne os principais especialistas em cirurgia plástica do país e garante que o profissional tenha passado por uma formação adequada e esteja atualizado com as técnicas mais recentes da área. Para verificar se o médico é membro da SBCP, basta acessar o site da sociedade e fazer a pesquisa pelo nome completo do profissional.
Outra medida importante é verificar se o médico tem processos em andamento no Tribunal de Justiça. Para fazer essa verificação, é possível acessar o site do tribunal e pesquisar pelo nome completo do médico, pelo CPF ou pelo CNPJ. “É importante lembrar que nem todos os processos em nome do médico estão relacionados à sua atuação como cirurgião plástico, podem ser processos abertos pelo próprio médico relacionado a alguma outra empresa ou serviço, por isso é recomendável consultar um advogado em caso de dúvidas.” explica Beatriz Guedes.
Além dessas medidas, é possível verificar se o médico atende em uma clínica apta, registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa é uma garantia de que a clínica segue as normas de segurança e higiene recomendadas pelos órgãos reguladores.
Por fim, é possível verificar se há reclamações ou denúncias contra o médico no site Reclame Aqui. Embora essa não seja uma medida infalível, pode ajudar a identificar problemas ou insatisfações de pacientes anteriores.
“Vale lembrar que a escolha do médico é apenas uma das etapas do processo, e que é fundamental seguir todas as recomendações médicas antes, durante e após a cirurgia para garantir os melhores resultados possíveis.” Finaliza a Dra. Beatriz Guedes.
Mais Sobre Beatriz Guedes:
Advogada
Formada em direito pela FMU
Pós graduada em direito penal e processo penal pela faculdade Damásio de Jesus
Pós graduada em direito médico ,odontológico e hospitalar pela escola paulista de direito.
Presidente da ONG Em Boa Mãos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>