Sociedade Paulista de Infectologia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Caroline Sanchez
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Tire suas dúvidas sobre o Vírus Marburg
Presidente da Sociedade Paulista de Infectologia esclarece alguns fatos sobre ele
Na última terça-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de urgência para tratar do surto do vírus de Marburg, da mesma família do Ebola. A Guiné Equatorial confirmou seu primeiro surto do vírus e informou na segunda-feira, 13, nove mortes confirmadas e 16 casos suspeitos.
De acordo com o médico infectologista e presidente da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), Dr. Carlos Magno Fortaleza, esse vírus determina as febres hemorrágicas, muito semelhante à doença causada pelo Ebola. "É uma síndrome com febre, dor no corpo, sangramentos generalizados e com falência, ou seja, parada do funcionamento dos rins, fígado e pulmões", explica.
A doença leva rapidamente à morte, sendo a letalidade por volta de 50%. Ele se transmite, principalmente, por contato, se tocar nas secreções de pessoas doentes e levar as mãos aos olhos, boca e nariz, por exemplo. Em algumas situações ele pode ser transmitido por ar. No entanto, justamente o fato de que grande parte das pessoas morrem ou que elas ficam muito doentes, é algo que limita muito a transmissibilidade do vírus, pois os indivíduos ficam rapidamente muito doentes e acamados e se deslocam menos.
A forma de prevenção é identificar o caso e mantê-lo em isolamento apropriado. “Como o Ebola, Marburg não tem uma tendência à disseminação tão rápida, mas, surpreendentemente, a epidemia que nós vimos há 5 anos atrás de Ebola determinou um número muito grande de pessoas doentes e mortes, e por isso, o Marburg chama a atenção”, comenta Fortaleza.
Na situação grave que nós vimos do Ebola, os casos ficaram praticamente restritos a alguns países da África. Houve pouquíssimos casos nos Estados Unidos, porque entrou uma pessoa doente, mas o que vimos é que não teve uma tendência de se transmitir para fora da África. "O Marburg tem muitas semelhanças com o Ebola, por isso nós não esperamos que ele se transmita com facilidade para fora da África. É claro que muitas ações têm que ser feitas para conter o surto onde ele está ocorrendo, mas algo mais global, como fechar aeroportos, como aconteceu com a covid-19, não é esperado, até porque tivemos uma epidemia de Ebola maior e isso não foi necessário”, encerra o especialista.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>