Logo
Imprimir esta página

Carteira de vacinação em dia previne doenças durante as férias

Foto: Wynitow Butenas/Hospital Pequeno Príncipe Foto: Wynitow Butenas/Hospital Pequeno Príncipe

O Hospital Pequeno Príncipe alerta para a importância de checar antes de viajar as vacinas faltantes de crianças e adolescentes

As férias são um fator de alerta para a atualização da carteira de vacinação, isso porque as pessoas fazem atividades em locais públicos e diferentes da rotina e viajam para outras regiões, favorecendo a circulação de micro-organismos. Por isso, após decidir o destino, o Hospital Pequeno Príncipe alerta para a importância de checar com antecedência as vacinas faltantes de toda a família, mas especialmente para crianças e adolescentes.

As vacinas não têm uma formação de anticorpos imediata, por isso a importância de se imunizar. O ideal é vacinar com um mês de antecedência, porém, quando não for possível, a imunização deve ser feita o mais brevemente possível. “Quando você recebe a vacina, o organismo reconhece a formação de anticorpos e leva, em média, de 10 a 15 dias. Entretanto, se não tiver tempo, mesmo um dia antes da viagem já vale”, esclarece a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Quais vacinas tomar?

A carteira de vacinação deve ser atualizada conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) também recomendam doses complementares disponíveis apenas na rede particular. “O nosso sistema imunológico funciona como um sistema de defesa e, para evitar as infecções, o ideal é treinar essas células de defesa, e isso acontece primeiro pela vacinação”, salienta a especialista.

A médica destaca também que as vacinas recomendadas variam de acordo com o destino. “Por isso, a importância de manter o calendário básico em dia. Quem viaja para regiões afastadas ou para fora do país precisa verificar com o médico, que poderá direcionar de acordo com o destino quais as ocorrências de doenças na região”, completa.

Cuidados além da vacinação

Com a imunização em ordem, outros pontos importantes complementam a orientação dos especialistas para que o sistema imunológico esteja em pleno funcionamento.

– Consumir água, pois contribui para o bom funcionamento do corpo.

– Praticar atividade física, mesmo que tenha pouco espaço em casa.

– Garantir rotina de sono, porque um corpo cansado fica mais suscetível a doenças.

– Manter uma rotina alimentar balanceada, com horários preestabelecidos.

– Evitar alimentos que contenham excesso de sódio, açúcar e gordura.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI, e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto