Hospital Universitário Cajuru é o único hospital-escola e 100% SUS a receber certificação nacional de qualidade nível 1 no Paraná
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Central Press
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Acreditação ONA veio depois de rigoroso processo de inspeção para atestar padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência
O Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba (PR), tornou-se o único hospital-escola e 100% SUS do Paraná com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. O reconhecimento foi anunciado depois de um processo de inspeção que, além de avaliar os critérios de segurança, comprovou a excelência da instituição no cumprimento dos padrões de qualidade, gestão integrada e plena comunicação entre as atividades. Referência em transplante renal e suporte a vítimas de trauma, o hospital realiza em média 147 mil atendimentos por ano, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais.
“Tudo que temos feito visa implementar uma governança robusta com sustentabilidade e evolução do serviço", declara o diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto. Segundo ele, a visita de avaliação é um momento histórico e coroa o trabalho de tantos profissionais envolvidos diariamente na prestação de uma assistência segura e acolhedora. “Todas as equipes de atendimento, apoio e manutenção trabalham juntas por um motivo maior: a saúde de quem mais precisa. E é essa sinergia que nos permite alcançar um nível de excelência no serviço e cuidado aos pacientes”, detalha.
De acordo com Péricles Cruz, superintendente técnico da ONA, a certificação de uma organização de saúde com a acreditação é um reconhecimento de que ela atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “A acreditação do Hospital Universitário Cajuru é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
Próximos passos
Amadurecimento dos processos, capacitação dos profissionais e distinção nos serviços. Para Leonardo Barchik, coordenador de qualidade do Hospital Universitário Cajuru, a acreditação valida o trabalho da instituição e impulsiona para que a equipe siga focada na melhoria contínua. "Toda a instituição e seus profissionais passam a vivenciar uma nova cultura de qualidade e segurança do paciente, fortalecendo o nosso propósito de atendimento humanizado e de excelência. Agora, a dedicação de todos é fundamental para nos mantermos atualizados e com resultados satisfatórios", diz.
Para Juliano Gasparetto, a pandemia enfatizou a importância dos hospitais e trouxe luz para o trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde. "Somos uma instituição filantrópica e 100% SUS, atuando com um déficit de cerca de R$ 2,5 milhões ao mês. Mas como hospital universitário, sabemos da importância de mantermos a nossa essência na qualidade do ensino, serviço e assistência. Isso traz vantagens para os residentes, colaboradores e, principalmente, para o paciente que será melhor assistido", reforça.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>