Dias chuvosos e nublados reduzem a absorção de vitamina D
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Maristela Cristina
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Especialista do Exame Medicina Diagnóstica recomenda ficar atendo aos sintomas de falta desse nutriente e buscar orientação médica
A vitamina D é fundamental para o corpo humano. Ela contribui com a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, fortalecimento dos ossos, dentes e músculos. Outras funções da vitamina D estão relacionadas à aumento da imunidade e à melhora do funcionamento do cérebro. Porém, em dias nublados ou chuvosos, a capacidade do corpo em produzir esse nutriente cai em mais da metade, já que a maior parte dele é produzida por meio de exposição solar.
A Dra. Fernanda Lopes, endocrinologista do Exame Medicina Diagnóstica, pertencente à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, explica que a vitamina D é dividida em duas classes. A primeira (D2) é obtida nos vegetais. Já a D3, que oferece maior quantidade para o corpo, está nos alimentos de origem animal e é sintetizada a partir da exposição ao sol.
“Após o contato da pele com os raios UVB, a pró-vitamina D (7- dehidrocolesterol) forma a pré -vitamina D (colecalciferol), que é convertida em duas etapas no nosso organismo até a constituição da forma ativa da vitamina D. Alguns alimentos - como as gemas dos ovos, os cogumelos e alguns peixes – também são fonte de vitamina D (pré-hormônio), mas a quantidade é muito baixa”, explica. “Quando há falta desses nutrientes, pode ocorrer fraqueza, dores musculares e ósseas, além de dificuldade na mineralização do osso”, complementa.
Segundo a especialista, mesmo em dias com pouco sol, a orientação é ficar exposto ao sol, sem protetor solar, pelo menos 20 minutos por dia, para tentar manter bons níveis da vitamina D. “Nos casos em que há insuficiência, é necessário fazer a reposição para garantir a saúde do corpo. A suplementação deve ser feita com auxílio de um profissional, já que o excesso também pode fazer mal”, alerta Dra. Fernanda.
Como saber se a vitamina D está baixa?
“Com acompanhamento médico de rotina e realização do exame de sangue 25 (OH) D com a avaliação do paratormônio (PTH). Os resultados dos exames mostrarão se há a necessidade de tomar suplementos. Mas, a exposição solar é sempre recomendada”, finaliza a médica.
Sobre o Exame Medicina Diagnóstica -
Fundado por médicos e com mais de 40 anos de tradição, o Exame Imagem e Laboratório é pioneiro na integração entre diagnósticos por imagem e análises clínicas, além de ser o laboratório que digitalizou a patologia clínica na região Centro-Oeste.
Suas mais de 60 unidades no Distrito Federal contam com equipamentos da mais alta tecnologia, um portfólio de mais de 3 mil exames laboratoriais, além de um corpo clínico com médicos de referência nacional e especialistas nas áreas de anatomia patológica, ultrassonografia, saúde da mulher, neurorradiologia, entre outras. O laboratório realiza ainda atendimento domiciliar, com todo o conforto e segurança, onde você estiver, sem taxa de deslocamento.
O Exame Imagem e Laboratório atua nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem e molecular, medicina genômica, pesquisa e vacinas. A empresa possui corpo clínico com mais de 2 mil médicos que são referência nacional e mundial em diversas especialidades – como endocrinologia, infectologia, patologia clínica, radiologia, entre outras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>