Cinco tendências para o mercado de seguros apontadas no ITC Vegas
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Maior evento de inovação em seguros do mundo reúne executivos das maiores empresas do setor em Las Vegas, nos Estados Unidos
As discussões nas apresentações, estandes e salas de negócios do ITC Vegas, o maior evento de inovação em seguros do mundo, que se encerra nesta quinta-feira (22) em Las Vegas, ainda não terminaram, mas as principais tendências para o setor já ficaram claras.
“Experiência do cliente, metaverso, como evitar riscos cibernéticos, novos canais, embedded insurance. Todas as discussões apontam para um futuro em que o seguro estará muito mais presente no dia a dia das pessoas”, afirma Thiago Soares, CEO regional LatAm da Stere, ecossistema digital especializado em fornecimento de capacidade e recursos digitais exclusivos para parceiros de seguros integrados, que participa do ITC Vegas como painelista.
Nos painéis e debates do ITC, Soares identificou cinco tendências que vão transformar o ecossistema de seguros no mundo e no Brasil:
1. O futuro é embedded
A digitalização de nosso dia a dia, ampliada após a pandemia de Covid-19, mudou os hábitos de compra, as pessoas migraram para o online e o seguro se tornou um componente integrado às compras digitais. O embedded insurance, ou seguro integrado, permite ao consumidor contratar um seguro na hora de comprar outro produto. Assim, é possível fornecer recomendações personalizadas a cada consumidor. Para pessoas, famílias, empresas, é a certeza de contratar um seguro mais acessível e adequado a necessidades específicas, na hora e no lugar que quiserem.
2. Insurance as a service (Seguro como serviço)
Na modalidade de negócios “As a Service”, empresas seguradores podem comprar serviços de insurtechs, por assinatura, de acordo com suas necessidades. No “seguro como serviço”, insurtechs oferecem a outras empresas o uso de ferramentas pré-construídas, executando operações de seguro para terceiros. Essas plataformas são baseadas em nuvem e podem ajudar a melhorar as principais práticas de seguros, como contração, processamento de sinistros, detecção de fraudes e atendimento ao cliente.
3. Crescimento em novos canais
Mudanças no comportamento dos consumidores, que migraram para o digital, abriram caminho para o crescimento de novos canais de vendas, aproveitando a tecnologia para alcançar os clientes. Assim, cresce o uso da internet para comprar seguro, aumenta o uso das redes sociais como canal de distribuição, a distribuição se fortalece com as soluções “as a service” e o processo se automatiza para aumentar vendas diretas.
4. Data Analytics como fator de sobre vivência no mercado
A Análise de dados e informações para identificar tendências e padrões se tornou imprescindível na tomada de decisões e no desenvolvimento de produtos. O uso de matemática avançada e de teoria financeira para analisar e compreender o comportamento do consumidor são novos pilares da indústria de seguros. Não basta entender o que aconteceu no passado. Para sobreviver no mercado, é preciso identificar o que acontecerá no futuro da relação com o cliente.
5. Inteligência artificial na interação com o consumidor
A inteligência artificial (IA), o uso de máquinas em serviços antes feitos por humanos, não para de crescer. Estará cada vez mais presente no uso de chatbots para se comunicar com os clientes, nos sistemas online automatizados para emissão e gerenciamento de apólices e na gestão de dados. O avanço tecnológico é um caminho sem volta.
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