Logo
Imprimir esta página

Cirurgiã plástica destaca o papel das mulheres na área da saúde com marco de 500 cirurgias de frontoplastia

Patricia Marques, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, relata que enfrentou obstáculos para conquistar respeito entre os colegas

O ataque misógino que a jornalista Vera Magalhães sofreu do atual presidente da república trouxe luz ao debate de intimidação que as mulheres, maioria da população no Brasil, sofre em todos os setores de trabalho e da vida. E essa eterna luta das mulheres na sociedade contemporânea em busca de reconhecimento não é diferente na área da saúde.

A cirurgiã plástica, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Patrícia Marques, atingiu a marca de 500 cirurgias de frontoplastia, um marco de destaque nesse tipo de cirurgia plástica e que corrobora o protagonismo das mulheres em vários segmentos que atuam.

“Ter realizado 500 cirurgias de frontoplastia é uma conquista muito significativa e sem dúvida muito relevante, inclusive sob o ponto de vista científico nacional e internacional, pois há inúmeros artigos para estudo publicados desse tipo de cirurgia, onde os números são inferiores a 500, então, atingir essa marca é muito especial, principalmente para as mulheres médicas e para suas carreiras. É, sem dúvida, um marco brasileiro”, diz a cirurgiã.

Atualmente a participação do público feminino tem sido cada vez mais frequente na medicina, chegando a 50% entre os profissionais de 29 a 34 anos, mas infelizmente essa realidade ainda não se aplica quando a especialidade médica em questão é a cirurgia plástica. De acordo com o censo 2018 da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), apenas 20,6 % dos médicos especialistas na área são mulheres.

Essa falta de representatividade acrescenta diversos obstáculos na vida de doutoras que optaram por essa carreira profissional. “Montar um consultório médico e batalhar uma carreira de sucesso na cirurgia plástica é difícil para todo mundo. O que eu não imaginava era que o fato de ser mulher seria algo a mais a lidar. Não pelos pacientes, pois muitos me procuram justamente por ser mulher, mas pelo convívio com os colegas, a maioria homens”, conta Marques que é pioneira no Brasil em cirurgia de redução de testa, procedimento batizado por ela de frontoplastia de avanço, fato que lhe deu notoriedade entre os pacientes e diversos colegas médicos.

“O Brasil sempre teve uma fama muito boa, um pioneirismo muito grande na cirurgia plástica, por isso somos conhecidos mundo afora como um país com excelentes profissionais em cirurgia plástica. Existe um turismo de cirurgia plástica, muito forte nos Estados Unidos por exemplo, para plásticas estéticas e plásticas reparadoras. Aqui no Brasil a plástica estética e reparadora também tem turismo; já operei portuguesas, espanholas e pessoas da América Latina que vem para nosso país pela facilidade da língua e por confiarem muito nos cirurgiões brasileiros. Tive pacientes brasileiras que moravam no Japão, na Austrália, mulheres de 18 anos até 63 anos de idade. Os homens também vêm aumentando a procura por procedimentos estéticos, chegam a 10% dos meus pacientes, mas noto que a cada ano esse número vem aumentando, recentemente tive um dia cirúrgico que fiz 2 homens e 1 mulher, isso nunca tinha acontecido” explica a especialista.

Patrícia é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com especialização em reconstrução de mama e cirurgia linfática no Hospital Santa Creu i Sant Pau, em Barcelona, e complementação em cirurgia reparadora de mama, cabeça e pescoço no Hospital Memorial Sloan-Katering Cancer Center, em NY, EUA e está sempre atenta para estar um passo à frente profissionalmente, por meio de constantes cursos no Brasil e no exterior.

“Comemorar essa marca histórica de cirurgia plástica é refletir o papel fundamental que a mulher representa dentro da Cirurgia Plástica, e importante para que outras jovens médicas se sintam representadas. Infelizmente, nesse processo, eu entendi que muitos colegas homens não me respeitariam e que, assim como em outras carreiras, eu teria que ser a melhor”, finaliza Marques.

Sobre a Especialista:

Doutora Patricia Marques – CRM-SP 146410 é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com especialização em reconstrução de mama e cirurgia linfática no Hospital Santa Creu i Sant Pau em Barcelona, e complementação em cirurgia reparadora de mama, cabeça e pescoço no Hospital Memorial Sloan-Katering Câncer Center, em NY, EUA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto