Logo
Imprimir esta página

Explante de prótese mamária cresce no Brasil

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

25 mil pessoas realizaram o procedimento em 2020; entenda os motivos para realizar a cirurgia

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o número de explantes de prótese mamária cresce rapidamente no Brasil, sendo que em 2018 foram contabilizadas 14,6 mil cirurgias de retirada de silicone, em 2019 o índice pulou para 19,4 mil e em 2020, 25 mil. Comparado com o número de implantes que ainda são realizados no Brasil (200 mil), o número de explantes ainda é inferior, mas mostra um movimento cada vez mais forte no país.

Para o médico especialista em cirurgia plástica, Bruno Legnani, essa tendência algumas vezes tem relação com problemas relacionados às próteses, mas na maioria dos casos está relacionada com a mentalidade das mulheres, que hoje estão buscando voltar a conviver e aceitar as características naturais de seus corpos. No consultório, o médico registra aumento de 80% na procura pelo procedimento, somente no último ano.

É possível observar que a procura pelo explante tem como motivação um estilo de vida mais próximo ao reconhecimento do corpo e de suas características naturais, isso tem uma motivação social, que também caminha nessa direção. “Quando chega a hora de trocar a prótese, que dura em média 8 a 12 anos, a mulher está em outra fase da vida e não vê mais a necessidade de usar o implante. Existem casos relacionados a síndrome ASIA ((Autoimmune Syndrome Induced by Adjuvants, ou Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvante), que é a chamada doença do silicone, mas poucas mulheres se encaixam nesse quadro. A maioria quer tirar porque já não vê sentido em continuar com o implante”, explica.

Bruno reforça que há muitos mitos e verdades sobre o assunto, sendo importante esclarecer esses pontos, pois em muitos casos o silicone é a forma que muitas mulheres encontram de recuperar a autoestima. “O implante é algo seguro e que precisa de acompanhamento médico, independente da motivação. É importante reforçar sobre a segurança do processo, já que para os casos de reposicionamento de volume perdido em cirurgias como a do câncer de mama, por exemplo, essa é uma opção que ajuda na autoestima e na recuperação emocional das pacientes”, reforça. Em pacientes com doenças autoimune e inflamatórias, não se aconselha a colocação do silicone, pelo maior risco de contratura capsular.

Entenda alguns motivos para realizar o explante de silicone:

Não adaptação às próteses: alguns organismos podem não se adaptar e o corpo pode repelir a prótese, formando uma espécie de membrana fibrosa em volta, que causa o enrijecimento do seio;

Mudança de estilo de vida: procedimentos estéticos muitas vezes estão relacionados com o padrão de beleza. Com o movimento de naturalização dos corpos femininos, muitas mulheres mudam a forma como enxergam seus corpos e buscam retornar às suas características naturais;

Contratura capsular: ocorre quando há uma reação ao material sintético do silicone, criando uma cápsula espessa que forma uma membrana fibrosa e rígida. Pode causar dor, enrijecimento dos seios, desconforto, etc. Nesse caso é preciso explantar e, caso a paciente queira, fazer uma substituição;

Ruptura da prótese: nesse caso o explante é obrigatório, sendo os principais sintomas: dor, formação de nódulos, mudança de consistência e alteração no tamanho dos seios;

Desenvolvimento da Síndrome Autoimune/ inflamatória induzida por adjuvantes (ASIA): conjunto de sintomas não específicos como dor muscular, queda de cabelo, dor articular, fadiga crônica e alterações neurológicas, desencadeada por adjuvantes como doenças autoimunes, infecções, etc. É considerada rara, sendo que o diagnóstico é feito pela exclusão de outras patologias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto