Logo
Imprimir esta página

Como cuidar da saúde física?

E-book do programa Viver Bem, da Sodexo Benefícios e Incentivos, traz sugestões que ajudam a dar os primeiros passos rumo a uma vida mais saudável e menos estressante

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona a importância dos cuidados com a sua saúde física e mental. Isso porque as incertezas sobre o futuro combinada ao isolamento social afetou de forma profunda o bem-estar de muitos brasileiros. Isso é o que revela a pesquisa O Futuro da Vida no Trabalho da Sodexo em parceria com a Harris Interactive, mostrando que 29% das pessoas afirmam que o bem-estar mental estava abaixo do normal, e 26% declararam queda no bem-estar físico.

Manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são uma das maneiras mais eficazes para combater esse problema. Para isso, o Viver Bem, programa da Sodexo Benefícios e Incentivos que promove ações de nutrição, saúde, bem-estar e qualidade de vida a todos os públicos, preparou um e-book com algumas dicas que podem ajudar as pessoas a dar os primeiros passos rumo a uma vida mais saudável e menos estressante.

“Fazer exercícios físicos induz a produção de substâncias naturalmente relaxantes e analgésicas, como a endorfina. Por isso, sua prática além de aumentar a disposição e o desempenho físico, pode ajudar a prevenir doenças como hipertensão, doenças cardíacas, AVC, diabetes, alguns tipos de câncer e depressão, além de reduzir o estresse e a ansiedade” afirma a nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, Soraia Batista e responsável pelo Viver Bem.

A especialista em nutrição ressalta ainda a importância dos alimentos no combate ao estresse. “O triptofano presente na banana, cacau, aveia e ovos, aumenta a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar", completa.

Confira as dicas a seguir

Priorize consumir alimentos in natura e minimamente processados (sementes, legumes, verduras, frutas, raízes e tubérculos). Não pule as principais refeições;

Consuma com moderação alimentos processados (enlatados e conservas). Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, já que os mesmos possuem valor nutricional baixo, e, geralmente, contém grande quantidade de sódio, açúcares, gorduras e conservantes, o que pode contribuir para o aumento do sobrepeso e o surgimento de doenças crônicas, como a obesidade;

Faça exercícios que lhe agrade. Pode ser dança, caminhada, jogar bola ou até brincar com as crianças. O importante é se mexer!

Opte por consumir alimentos ricos em carboidratos e fibras antes do treino, pois gera energia de forma contínua durante o exercício, auxiliando na queima de gorduras. Ingerir alimentos com alto índice glicêmico, fontes de proteína, de origem vegetal e com líquidos (pão, mel, arroz, frutas, peito de frango e de peru, atum, queijos, verduras e legumes em geral) ajuda a repor as energias e a reparar a musculatura e reposição de líquidos no pós-treino;

Para início, pratique exercícios físicos que não exigem muito preparo físico. É muito comum ficarmos presos a resultados e objetivos que almejamos conquistar quando começamos a realizar algum exercício físico. No entanto, devemos respeitar os limites físicos e clínicos que o nosso corpo pode ter. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos realizar cerca de 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (aproximadamente 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física semanal de maior intensidade (cerca de 10 minutos de treino diário). Visando ao emagrecimento, são indicados 300 minutos;

A prática de exercícios, principalmente os mais rigorosos, deve ser orientada por um profissional de saúde e de educação física. No caso de dietas, restrição alimentar ou suplementação, deve ser avaliada por um nutricionista. Atividade física e alimentação saudável devem andar de mãos dadas;

Procure um local agradável, podendo ser espaços ao ar livre, como parques e praças. Se servir de motivação, convide alguém para fazer as atividades junto. Uma boa companhia sempre faz bem!

Não exagere nos isotônicos. As bebidas isotônicas, normalmente consumidas durante o exercício físico, têm como objetivo, além de hidratar, repor substâncias que foram perdidas através do suor. Caso a pessoa consuma o isotônico em excesso sem necessidade, ele pode ser prejudicial à saúde. O potássio em demasia, por exemplo, atrapalha os diuréticos e os remédios para o coração tomados por quem sofre de hipertensão;

Os suplementos têm como objetivo oferecer nutrientes caso as necessidades não consigam ser adquiridas através da alimentação, ou seja, se sua alimentação atende a toda a necessidade nutricional de seu corpo para atingir seu objetivo, não é necessário o uso de suplementação. Importante: não tome suplementos sem orientação profissional e saiba que o profissional de educação física não deve prescrever suplementos. Para isso, procure um nutricionista, que irá avaliar se há ou não a necessidade de suplementação de acordo com seus hábitos alimentares, objetivos e condições de saúde.

Os e-books completos podem ser acessados em:

https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/sodexo-club/busque-por-mais-qualidade-de-vida-e-fique-bem-longe-do-estresse.htm

https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/sodexo-club/alimentacao-saudavel-e-exercicio-fisico.htm

SOBRE A SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

A Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto