Fake ou fato? Especialista em saúde materno-infantil esclarece mitos e verdades da amamentação
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Martha Kienast
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
No Dia Mundial da Amamentação (1º/8), professora da UniAvan apresenta detalhes da prática e seus benefícios para o bebê e a mãe
Ter seu filho nos braços enquanto o amamenta é muito mais do que alimentá-lo, é uma troca de carinho e um grande ato de amor. Mas nem sempre tudo acontece como o planejado. Para algumas mães, esse momento vem acompanhado de dúvidas e desafios. Com o objetivo de encontrar uma solução, não faltam dicas e receitas populares que aparentam ser verdadeiros milagres. Para ajudar as famílias, neste Dia Mundial da Amamentação (1º/8), a especialista em saúde materno-infantil e professora de Enfermagem da UniAvan, Andressa Avila Melo, esclarece mitos e verdades sobre a amamentação e apresenta detalhes da prática e seus benefícios para o bebê e a mãe. “Uma das maiores dúvidas é: quando iniciar. E a resposta é simples: deve-se iniciar na primeira hora de vida do bebê. O leite se torna essencial para seu alimento e também para que ele aprenda a pegada”, explica.
A professora da UniAvan conta que entre os principais benefícios da amamentação para o bebê estão a melhora da digestão, diminuição das cólicas, redução do risco de doenças alérgicas e estimulação e fortalecimento da arcada dentária. “A ingestão do leite materno previne, ainda, doenças contagiosas, como a diarreia, por exemplo, e diminuiu as chances de desenvolver a doença de Crohn, que causa uma inflamação no trato gastrointestinal”, acrescenta.
Especialista em saúde materno-infantil, Andressa explica que os benefícios não ficam restritos ao bebê. Segundo ela, a amamentação também é benéfica para a mãe, pois evita osteoporose, protege contra doenças cardiovasculares como infarto, diminuiu o sangramento no pós-parto e acelera a perda de peso. A prática também reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.
O que é fake e o que é fato
Para auxiliar as mamães que estão passando por alguma situação ou têm dúvidas sobre a amamentação, selecionamos dicas e informações que circulam no cotidiano de muitas famílias para que a professora do Centro Universitário Avantis – UniAvan esclareça o que é mito e o que é verdade:
- Estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite?
Verdade. Isso pode acontecer, mas não existe uma regra. Varia do organismo de cada pessoa.
- Existe “leite fraco”?
Mito. Todo leite materno possui o alimento ideal para o desenvolvimento saudável do bebê.
- Amamentar dói?
Pode ser desconfortável nos primeiros dias, mas após a adaptação, o incômodo passa. Se a dor persistir, pode indicar que a “pega” da criança está incorreta.
- A amamentação pode funcionar como anticoncepcional?
Mito. Embora ainda seja um momento de variações hormonais, a amamentação não está ligada a isso.
- Cerveja preta, coca cola ou algum alimento podem ajudar na produção de leite?
Mito. Não existe um alimento específico que ajude na produção de leite.
- A amamentação faz a mãe emagrecer?
Verdade, embora não seja uma regra. Pode variar em alguns casos.
- Revezar os seios faz com que a alimentação seja completa?
Mito. Cada mama possui os nutrientes essenciais para o bebê.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>