Logo
Imprimir esta página

Silicone e Exercícios. Quando Retomar?

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Colocar silicone nos seios é o desejo de muitas mulheres de diferentes idades. De acordo com os últimos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esse tipo de procedimento é mais procurado pelas mulheres. Em 2018, cerca de 18,8% das intervenções cirúrgicas foram para colocar seios, na frente da lipoaspiração (16,1%) e abdominoplastia (15,9%).

Porém ainda há muitas dúvidas em relação aos esforços no pós-operatório, principalmente quando se trata de exercícios físicos. Para um bom resultado, além de seguir as orientações pré-operatórias, após a cirurgia é preciso obedecer ao tempo de repouso, especialmente, em relação à prática de atividades físicas.

Você sabia que fazer exercícios físicos pode auxiliar a manter o resultado do implante de silicone por mais tempo?

O motivo é mais simples que se imagina: o “efeito sanfona”, aquele fenômeno decorrente de engordar e emagrecer que acaba acometendo muitas pessoas também influencia no resultado do implante.

“Uma das principais recomendações médicas, no período pós-operatório, é evitar fazer grandes esforços no dia a dia, logo, dependendo do tipo de atividade física, é importante evitá-la por um período mínimo entre duas semanas e dois meses.” esclarece o cirurgião plástico da Clínica Sabath, Dr. Hugo Sabath.

Tratando-se da prótese de silicone, é imprescindível que o implante esteja cicatrizado no local em que foi colocado. A retomada dos treinos deve ser leve, como as caminhadas, por exemplo. Já a rotina normal deve ser retomada somente após os 60 dias. Importante destacar que a cicatrização dos tecidos acontece totalmente após 90 dias.

De acordo com o cirurgião plástico o cuidado deve ser maior quando a cirurgia na qual os implantes são colocados é feita por baixo do músculo, pois além de ser mais dolorosa, precisa de repouso mais longo. Isso porque pode ocorrer o deslocamento das próteses devido à força do músculo.

As restrições são temporárias e se mantêm apenas durante o processo de cicatrização. O repouso total dos braços pode variar de acordo com o local onde a prótese foi colocada, em cima ou por baixo da musculatura.

“Exercitar peitoral, costas e ombros é proibido por 60 dias, enquanto para implantes abaixo do músculo peitoral essa restrição chega a 90 dias. Isso porque atuam na região operada, elevando a chance de deslocamento da prótese e até sangramentos.” afirma o cirurgião Hugo Sabath.

Após o retorno às atividades de impacto, é mais seguro utilizar sutiãs justos ou dois tops para garantir a sustentação das mamas durante os exercícios. São recursos utilizados para dar maior segurança a paciente ao se exercitar, pois diminui a movimentação das próteses e dá maior firmeza na região do tronco.

Em geral, a paciente pode realizar atividades leves logo após a alta. Entre essas estão carregar pesos bem leves (como bolsas e sacolas com poucas coisas), comer, ir ao banheiro, tomar banho, e subir ou descer poucos lances de escada. Pode-se também sentar e deitar sozinha, desde que o façam com calma e sem grande esforço nos braços.

Atividades que exigem um pouco mais de esforço, como cozinhar, arrumar a casa e carregar sacolas pesadas necessitam um tempo maior de pós-operatório para serem liberadas, em geral entre três semanas e um mês, se tudo correr bem com a cicatrização. Por mais que não pareça, a atividade de dirigir é considerada um esforço físico importante para os braços e, por isso, também deve ser evitada antes de três semanas.

Caminhadas são uma ótima forma de exercício para retomar a atividade física, entenda:

– Não requerem muito esforço, principalmente dos braços;

– Você pode ir com calma e fazer alguns minutos por dia;

– Ajudam a manter o corpo em movimento;

– Melhoram a circulação sanguínea;

– Melhoram o humor.

Como manter o peso após a aplicação da prótese?

Para manter o peso após o implante de silicone, também é necessário combinar outras ações com os exercícios físicos:

– Consumir alimentos que são fontes de proteínas magras, como carnes brancas;

– Carboidratos integrais, como arroz integral, pão, biscoitos e massas integrais;

– Aumentar a ingestão de água no dia a dia;

– Consumir doces, massas e bebidas alcoólicas com moderação.

“É necessário sempre conversar com seu cirurgião antes de realizar qualquer atividade física no pós-operatório. Se tiver dúvidas é bom que não faça sem orientação. É melhor pecar por excesso de cuidado.” finaliza o Dr. Sabath.

Mais Sobre Hugo Sabath:

CRM - 131199

Graduação em Medicina - Universidade Católica Boliviana – UCB - Bolívia – Residência - Especialização em Cirurgia Geral - Hospital Universitário Japonês – Bolívia

Graduação em Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Orientador: UFRN -UFPB. - Residência - Cirurgia Geral - Hospital Stella Maris – Brasil

Residência - Cirurgia Plástica - Faculdade Medicina do ABC Hospital Santa Catarina

Reconstrução mamária com experiência na área de medicina , ênfase em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. – AC Camargo

Cirurgião Plástico - Clínica Sabath Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro - São Paulo, Brasil

Equipe Cirúrgica Pós Bariátrica – Grupo Ana Rosa Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta - Hospital San Gennaro - São Paulo, Brasil

Cirurgião Plástico - Reconstrução Mamária Hospital Oncológico de Santa Cruz de La Sierra - Bolívia Mutirão de Cirurgias Plásticas Reconstrutivas Hospital SAIDA – Líbano

Membro da FILACP

Membro Titular da Sociedade Boliviana de Cirurgia Plástica

Membro ISAPS

Membro Internacional Sociedade Americana de Cirurgia Plástica

Titulo de Especialista Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro IPRAS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto