A importância do autoexame para diagnóstico precoce do câncer de testículos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Adriana Veronez
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, esse tipo de problema afeta 5% do total de canceres que atinge o homem
Recentemente, o caso do jogador do Grêmio, Jean Pyerre, chamou atenção ao ser diagnosticado com a doença, aos 23 anos. O meio-campista é um dentre os mais de 150 mil casos registados anualmente no Brasil, sendo mais comum atingir jovens na faixa de 15 a 35 anos. A boa notícia é que, diagnosticada em fase inicial, pode ser tratada e curada. No mês em que se lembra a prevenção ao câncer de testículo - o tipo mais comum de neoplasia em homens de 20 a 40 anos nos EUA -, a Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo alerta para a conscientização do público leigo e das autoridades públicas de saúde.
Os testículos estão localizados dentro da bolsa escrotal e são fundamentais para a produção de espermatozoides e testosterona, o hormônio sexual masculino. Existem alguns fatores de risco bem definidos e que, portanto, aumentam a chance do surgimento desse tipo de câncer. São eles:
• Criptorquidia (quando o testículo não desceu para bolsa escrotal), principalmente se operado tardiamente;
• História familiar de câncer de testículo em parentes de 1º grau (pai e irmãos)
• A própria história pessoal, ou seja, quem já apresentou tem maior risco de ser acometido novamente .
“O principal sinal do câncer testicular é a presença de um nódulo (caroço) no testículo ou mesmo o aumento de volume dele. Geralmente isso ocorre sem causar dor, o que pode atrasar o diagnóstico”, diz o urologista, Carlos Eduardo Garcia Westin, do Departamento de Uro-oncologia, da SBU-SP. Segundo o médico, quando a pessoa notar esses sinais é muito importante procurar o médico urologista, que irá examinar o testículo e, muitas vezes, solicitar uma ultrassonografia e exames de sangue, chamados de marcadores tumorais, para confirmar ou afastar o diagnóstico.
“O tratamento de um câncer de testículo baseia-se na sua retirada cirúrgica por meio de um corte feito na região inguinal (virilha) e, de acordo com exames de sangue e tomografias realizadas, pode ser necessário o complemento do tratamento via quimioterapia”, explica o especialista. Felizmente, na grande maioria das vezes, o médico ressalta que tumor pode ser curado, mas é importante que se faça o diagnóstico precocemente. Umas das maneiras de encontrar a doença no início é fazendo o autoexame, que pode ser realizado da seguinte maneira:
• Após um banho quente, palpe os testículos e procure principalmente por caroços e endurecimentos
• Familiarize-se com o epidídimo, que é uma estrutura contornando o testículo e responsável pelo amadurecimento dos espermatozoides e não confundi-lo com nódulos.
A SBU
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica, com 90 anos de fundação, que congrega mais de 4.500 médicos associados em todo o País, sendo 30% relativos ao Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino.
A seccional São Paulo tem mais de 50 anos e cerca de 1.500 médicos associados. Desde 2004, realiza campanhas anuais de conscientização sobre o câncer de próstata para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes acometidos pela doença. Mais recentemente outras campanhas também vêm sendo organizadas, como as sobre câncer de bexiga, incontinência urinária, litíase renal, tumor de testículo, dentre outras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>