Logo
Imprimir esta página

50 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer entre março e maio de 2020

Estudo alerta para uma possível epidemia de tumores em estágio avançado, impulsionada pelo impacto da Covid-19 no sistema de saúde global

Apenas entre março e maio de 2020, estima-se que 50 mil brasileiros não receberam o diagnóstico de câncer, segundo estudo publicado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). As datas coincidem com o início da pandemia da Covid-19, que exigiu a reorganização dos serviços de saúde e a priorização de equipamentos, insumos médico-hospitalares e alocação dos profissionais de saúde para prestar assistência aos indivíduos infectados pelo novo coronavírus.

A detecção tardia do câncer pode levar, inclusive, a uma epidemia de tumores em estágio avançado, que são mais difíceis de tratar.

“O diagnóstico precoce do câncer faz diferença para qualquer um dos tipos desta doença. Nestes dois últimos anos, muita gente não buscou atendimento médico. Infelizmente, o que estamos vendo agora são pessoas com a doença em estágio mais avançado, limitando, muitas vezes, as opções terapêuticas disponíveis”, explica a mastologista Alice Francisco, dirigente da ONG Maple Tree Brasil.

A verdade é que o mundo não estava – e ainda não está – preparado para uma crise sanitária de grandes proporções. Isto é confirmado pela edição mais recente do Índice Global de Segurança em Saúde, publicada em dezembro de 2021. O documento, um projeto da ONG Nuclear Threat Initiative e do Centro de Segurança em Saúde do Johns Hopkins Center, mostra que 70% dos países têm capacidade insuficiente em seus hospitais, clínicas e centros de saúde.

No Brasil, o sistema de saúde logo ficou sobrecarregado. “Houve interrupções expressivas nos serviços destinados ao diagnóstico, tratamento e reabilitação dos demais pacientes, incluindo aqueles com câncer”, cita o estudo da Abrale.

Mortalidade por câncer

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade, o câncer é considerado a segunda principal causa de morte no país desde 2013. Dois anos depois, tornou-se a causa primária de óbito em 10% dos municípios brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto