Logo
Imprimir esta página

Água sanitária, uma aliada no combate à dengue

Água sanitária, uma aliada no combate à dengue

Em meio à temporada de chuvas, casos da doença estão em alta em várias regiões do País

A dengue voltou a preocupar as autoridades brasileiras. Segundo o Ministério da Saúde, os casos da doença no país este ano aumentaram 43,9% em relação a 2021. Só no período entre 2 de janeiro e 12 de março de 2022 foram 161.605 casos.

As cidades com maior número de infectados por 100 mil habitantes são Goiânia, com 1.069 casos por 100 mil habitantes, e Brasília, com 344,3 casos por 100 mil habitantes. Na capital federal, de acordo com a secretaria estadual da saúde, o aumento entre os dois anos foi de 348,1%.

Em Araraquara, no Interior de São Paulo, o município já registrou mais de 1,4 mil casos em 2022. Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a Prefeitura decretou estado de emergência em razão da doença. Também há cidades em situação preocupante em outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

E o momento exige ainda mais cuidado por parte da população. O período entre janeiro e o fim de março, marcado pelas chuvas de verão, costuma ser um momento crítico no crescimento da doença – locais com água empossada, como garrafas e pneus, são os principais focos do mosquito Aedes aegypti.

Prevenção simples e barata

A boa notícia é que existem formas simples e baratas de se prevenir contra a dengue. Além de evitar possíveis focos, a utilização de água sanitária é uma medida eficaz para acabar com os focos da doença, pois o produto combate as larvas do Aedes aegypti. A água sanitária deve ser aplicada em potenciais criadouros, ajudando a evitar a proliferação do mosquito.

De acordo com Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville, empresa especialista em limpeza, uma excelente opção para esta aplicação são as Águas Sanitárias Premium. “Com maior poder ativo do que a água sanitária comum, o produto desinfeta, tem ação bactericida e conta com um componente específico para o combate às larvas do mosquito da dengue. A utilização de 2 ml de água sanitária por litro de água é suficiente para o combate das larvas do Aedes”, explica.

Mas algumas ressalvas são importantes. “Nesta concentração, a solução aquosa de água sanitária não é própria para ingestão de humanos ou animais e só deve ser utilizada para desinfecção. E, apesar de o produto ser barato e de fácil manuseio, seu uso deve ser visto como uma alternativa para reforçar os cuidados. Na prevenção à dengue, o principal é a eliminação dos potenciais focos do vetor.

Além da Água Sanitária Premium, a Ecoville oferece outros produtos que capazes de eliminar as larvas do mosquito e acabar com potenciais focos da dengue. Entre eles estão o Cloro Ativo Perfumado, o Hipoclorito de Sódio EcoCloro e a categoria de inseticidas na versão em pó para diluição em água e aerosol.

Como usar a água sanitária

- 2ml de água sanitária por litro de água são suficientes para o combate das larvas do mosquito da dengue.

- Visando garantir que a solução continue efetiva, a aplicação deve ser repetida semanalmente.

- Além dessas aplicações, deve-se manter as atividades de remoção e proteção dos potenciais criadouros.

- Recomenda-se a utilização de água sanitária nos seguintes locais:

* Vasos sanitários de uso esporádico: 1 colher de chá (5ml) de água sanitária
* Caixa de descarga sanitária de uso esporádico: 2 colheres de sopa (30ml) de água sanitária
* Ralos externos e internos de uso esporádico: 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária
* Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano: 2 copos americanos (400ml) de água sanitária
* Bromélia: preparar previamente uma solução com 1 colher de café (2ml) para cada litro de água e preencher os locais onde acumulam água


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto