Logo
Imprimir esta página

Einstein inova e cria programa de reabilitação para pacientes graves

Espaço prepara pacientes tanto para cirurgias quanto para continuidade do tratamento em casa

O Einstein acaba de criar um programa de reabilitação para pacientes graves, que funciona com dois objetivos principais: preparar os pacientes para um melhor desfecho durante as cirurgias e retomar as funções principais após eventos agudos graves, como infarto do miocárdio, cirurgia cardíaca ou transplante cardíaco.

Nos dois casos, a reabilitação funciona como um processo de intervenção estruturada, multidisciplinar e abrangente. “Todas essas etapas permeiam o treinamento físico programado, agregando estratégias para modificação do estilo de vida e controle dos fatores de risco cardiovascular, otimização e adesão à terapêutica médica, sessões de educação, informação e suporte psicológico”, explica Raquel Caserta Eid, coordenadora de fisioterapia do Einstein.

Para a fisioterapeuta, a experiência de sair do ambiente do quarto para fazer atividades similares às de seu dia a dia aproxima o paciente da vida real. “Este momento é muito importante para a reabilitação dos pacientes, pois além de fazer com que eles se sintam capazes de realizar todas as tarefas com riscos reduzidos, também assegura que estejam preparados para a realização da cirurgia ou para seguir o tratamento em casa”, observa.

O programa de reabilitação permite alcançar ganhos como melhora da atividade muscular do corpo e, consequentemente, funcionamento do coração com menor esforço e redução da mortalidade de origem cardiovascular em pacientes que já sofreram um infarto agudo do miocárdio ou portadores de insuficiência cardíaca. Além disso, segundo o Dr. Marcelo Franken, gerente médico da Cardiologia do Einstein, “possibilita o aumento da capacidade de exercícios para minimizar o cansaço durante as atividades do dia a dia; melhora da autoconfiança, ajudando o paciente a reassumir suas atividades interrompidas pelo infarto, cirurgia ou transplante; e redução da ansiedade e prevenção dos estados de depressão comuns nos pacientes acometidos por um evento cardíaco agudo”.

De acordo com Claudia Laselva, diretora da Unidade Hospitalar Morumbi do Einstein, a implantação do programa se soma a outras iniciativas de inovação do Einstein no compromisso de atuar em toda a jornada do paciente. Um outro exemplo é o serviço de cuidados Pós-Covid-19, que possibilita a continuação do tratamento mesmo depois da alta hospitalar. “Buscamos oferecer excelência em saúde em vista de melhores prognósticos e mais qualidade de vida para os pacientes com oferta de tratamento integral antes, durante e após o período de internação, prestando assistência para sintomas físicos, sensoriais e até emocionais”, destaca.

O programa, inaugurado em janeiro de 2022, conta com um espaço físico no Morumbi, dentro da Unidade Coronária, para pacientes em monitorização contínua e/ou dependentes de assistência ventilatória, e utiliza equipamentos, como esteira, bicicleta ergométrica, aparelhos de monitorização e fortalecimento muscular.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto