Purple Day: legalização da cannabis medicinal no Brasil foi motivada por um caso de epilepsia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Eduarda Amici
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Segundo a farmacêutica Remederi, a terapia canabinoide exerce influência direta no sistema nervoso central do paciente e pode melhorar significativamente as crises da doença
Neste sábado, dia 26 de março, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização Sobre a Epilepsia, também conhecido como Purple Day (Dia Roxo), data destinada a esclarecer e fornecer mais informações para a sociedade sobre a doença, que afeta mais de 4 milhões de pessoas só no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.
A liberação dos uso medicinal da Cannabis tem uma relação direta com a epilepsia no Brasil. Anny Fischer, a primeira paciente autorizada no país a importar legalmente produtos à base da planta sofre de CDKL5, um distúrbio neurológico raro associado à epilepsia que chegou a causar até 80 crises de epilepsia na menina. Com o uso de canabinoides a família viu as convulsões desaparecem por completo.
Foi em 2014 que a família conseguiu uma autorização pioneira de importação, abrindo o caminho para a legalização do medicamento no Brasil.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do departamento de ciências do cérebro do Imperial College London, e publicado na revista científica BMJ, a cannabis medicinal pode reduzir em até 86% a frequência de crises de epilepsia em crianças.
Segundo o Dr. Wilson Tadeu Ferreira, diretor-médico da Remederi, essa melhora acontece porque o canabidiol exerce influência direta no sistema nervoso central do ser humano, atuando como modulador da transmissão neurológica e apresentando potencial para controlar as descargas de neurotransmissores nos neurônios pré-sinápticos, podendo ajudar a reduzir crises convulsivas tanto em quantidade quanto em intensidade.
Conforme o médico, além de auxiliar crianças, o tratamento com cannabis medicinal também pode ajudar adolescentes e adultos que apresentam quadros leves e refratários de epilepsia. Segundo ele, o tratamento com cannabis medicinal ainda apresenta diversas vantagens em relação aos medicamentos convencionais para epilepsia, pois, ele não sobrecarrega o fígado, não provoca irritabilidade e nem altera o humor do paciente, além de não apresentar outros efeitos colaterais indesejados, como a redução da capacidade de cognição do paciente.
Sobre a Remederi
A Remederi é uma farmacêutica brasileira, com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal. Com qualidade e produtos certificados, produzidos com selo GMP (de boas práticas de fabricação) e ISO 17065, oferece às pessoas acesso à terapia canabinóide, de forma simples, segura e fácil.
A empresa possui também o Instituto de Ensino e Pesquisa Remederi, que promove cursos com objetivo de educar profissionais da saúde a respeito de medicamentos à base de canabidiol. Com sede em São Paulo, atualmente conta com um time de mais de 25 colaboradores e prestadores de serviços.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>