ABCVAC | Setor privado de vacinas teme não conseguir atender a demanda da imunização contra gripe
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Deborah Rezende
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Após aumento expressivo no número de casos entre dezembro e janeiro de 2021, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina demonstra preocupação para a quantidade de doses de vacinas que será disponibilizada pela indústria para a campanha deste ano
Enquanto se preparam para o início da campanha de vacinação para a gripe, as clínicas privadas de vacina demonstram preocupação com relação a baixa quantidade de doses disponibilizada pela indústria para atender a esse mercado. Segundo a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC), depois do surto no número de casos de influenza registrados no final de 2021 e no início de 2022, há uma expectativa de maior procura nas clínicas. Isso, somado ao fato de que o Ministério da Saúde excluiu as crianças com mais de cinco anos dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe, torna possível a falta de imunizantes suficientes para atender a possível demanda que haverá no mercado.
Esse cenário leva a crer que a procura pela imunização ao longo desta campanha na rede privada seja maior. Em especial porque o vírus Influenza, causador da doença, tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses de outono e inverno, período que antecede a campanha.
Geraldo Barbosa, presidente da ABCVAC, explica que a preocupação com a campanha contra a gripe é maior por se tratar do carro-chefe do mercado privado de vacinação, no entanto, esse cenário de escassez de imunizantes ocorre também com outras vacinas.
“O setor privado de vacinas potencial é de 7% a 10% da população brasileira para todas as vacinas. No entanto, a indústria disponibiliza doses para atender aproximadamente 3% dessa população, deixando o mercado desassistido, em especial pela política de trabalhar a risco zero. Além disso, 90% do que é oferecido à rede privada fica concentrada em um grupo pequeno de grandes empresas”, ressalta Barbosa.
A rede privada inicia por volta da última semana de março a campanha anual de vacinação contra a Influenza. Em 2021, as clínicas foram responsáveis por aplicar cerca de 8,5 milhões de doses, ante mais de 7 milhões em 2020. Esse ano é que venham cerca de 8 milhões.
A imunização contra a gripe diminui muito a chance de contaminação e também o risco de complicações da infecção, de internações e da evolução para óbito. Na rede privada, todos a partir dos 6 meses de vida podem vacinar-se, se não tiverem contra-indicações médicas e confere uma proteção ainda maior, contendo dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B. A vacina da rede pública é a trivalente e contém dois subtipos de Influenza A e um subtipo da Influenza B.
O valor das doses varia entre R$120 e R$160 em todo o Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>