Logo
Imprimir esta página

Dentistas são parte importante no tratamento de pacientes em ambiente hospitalar

Entenda os desafios destes profissionais ao longo da pandemia, segundo informações do Dr. Thomaz Regazi, cirurgião-dentista especializado no atendimento a pessoas internadas em hospitais e com outras necessidades específicas

Dentistas que atuam em hospitais viram a rotina de trabalho mudar completamente nos últimos 2 anos, desde o início da pandemia da Covid-19. Junto com os demais profissionais de saúde, eles passaram a integrar a linha de frente no combate à doença, ao mesmo tempo em que implementavam tratamentos odontológicos de emergência em pacientes internados, acamados e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo o Dr. Thomaz Regazi, cirurgião-dentista especializado no atendimento hospitalar, os desafios se multiplicaram por conta da adição de cuidados para se evitar ao máximo a propagação e transmissão do vírus nestes ambientes.

"O cirurgião-dentista tem um papel muito importante no ambiente hospitalar, por ser responsável pelas avaliações e tratamentos de urgência em pacientes em diferentes situações médicas e com diferentes perfis de risco. Os protocolos de segurança, que já eram bem intensos antes da pandemia, passaram a ser ainda mais específicos, por conta da alta transmissibilidade do novo coronavírus. Somos chamados nos casos em que o tratamento bucal não pode ser adiado, e precisamos prover os cuidados necessários para que a saúde geral do paciente internado não piore. Por vezes, eles não estão em condições adequadas para cuidar da sua higiene bucal”, explica o Dr. Regazi.

Covid-19

Segundo o especialista, nos casos de Covid-19, em que o paciente fica muitos dias internado em UTIs, o acúmulo de bactérias na cavidade bucal aumenta exponencialmente, com maiores riscos para diferentes problemas, como a pneumonia bacteriana, caso ele não receba os devidos cuidados odontológicos. Ele esclarece que a boca não pode ser tratada de forma isolada, por estar totalmente correlacionada com o organismo. As bactérias alojadas podem ser disseminadas, afetando os órgãos e comprometendo a saúde do indivíduo como um todo. "A boca é um local de manifestação de muitas doenças, e estudos comprovam que o acompanhamento odontológico hospitalar é capaz a salvar vidas”, afirma.

Estudo publicado no International Dental Journal, em 2018, aponta que cuidados simples que vão desde a higiene bucal até restaurações previnem 56% das infecções respiratórias, como a pneumonia, em pacientes em ventilação mecânica.

Nesse sentido, a equipe médica multidisciplinar, com o apoio dos cirurgiões-dentistas especializados no ambiente hospitalar, salvaguarda o paciente em internação.

Sobre o Dr. Thomaz Regazi – O Dr. Regazi é especializado no atendimento odontológico a pessoas com diferentes necessidades específicas de atendimento -- pessoas com deficiência, idosos, pacientes oncológicos, pediátricos e acamados. Ele atende pacientes internados em hospitais de referência na cidade de São Paulo e também em seu consultório, localizado no bairro de Perdizes. O cirurgião-dentista é formado pela Universidade Nove de Julho - São Paulo, Pós Graduado em Saúde Pública pela UniBF, Mestrando em Odontologia pela UNIARARAS, Membro da CBROHI - Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, Especializando em Odontologia Hospitalar no Albert Einstein Instituto, Especializando em Pacientes com Necessidades Especiais pela UniBF e Pós Graduando em Cannabis Medicinal pela Inspirali.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto