Logo
Imprimir esta página

Covid- 19 tem como consequência a sarcopenia

Doença pode acarretar perda muscular; SBOT-RS explica o problema

Entre tantos impactos deixados pelo contágio da Covid-19 em muitas pessoas está a sarcopenia - perda muscular que acomete pacientes que tiveram casos moderados até os mais graves. Pesquisa realizada pelo Hospital Sírio-Libanês e publicado no periódico Frontiers in Physiology constatou que em hospitalizações por causa do vírus, a perda de massa muscular da coxa chega a 3,7% por dia.

Com a perda da força muscular e funcional, a tendência é o aumento dos riscos de quedas e fragilidades motoras que comprometem significativamente a qualidade de vida da pessoa, ressalta o presidente da SBOT-RS (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul), Fábio Krebs. O tempo prologando no leito, uso de ventilação mecânica ou diálise e medidas invasivas são alguns dos fatores que resultam na perda de força muscular. Mas o especialista lembra que a situação não atinge apenas pessoas que tiveram Covid. “A sarcopenia é um problema característico do envelhecimento, já que a queda dos níveis de testosterona, por exemplo, impacta na síntese de proteína, fundamental para a formação dos músculos”, fala. “Tem, ainda, a questão de alterações hormonais, que podem influenciar no aparecimento da sarcopenia e, por isso, as mulheres estão mais expostas à patologia”, completa.

O médico lembra também que alguns hábitos são determinantes para prevenir ou acelerar esse processo, podendo atingir, inclusive, pessoas jovens. “Sedentarismo, má alimentação, consumo excessivo de álcool e fumo estão entre os fatores que contribuem para o problema”, lista.

Entre os sintomas da perda muscular estão dificuldade em realizar atividades cotidianas, como subir escada, trocar uma lâmpada e carregar compras, e desequilíbrio ao andar em terrenos acidentados, como ruas com desníveis e buracos. “Quando a perda muscular já está em estado avançado, quedas costumam ser constantes”, ressalta o médico.

O especialista salienta que, aqueles que não têm o problema, mantenham um adequado condicionamento muscular, praticando atividades físicas. Já os que estão com o problema, recomenda-se procurar um médico ortopedista para receber as orientações e cuidados para uma recuperação muscular adequada.

Sobre a SBOT-RS

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS) possui comitês com ortopedistas especializados, com expertise para esclarecimentos sobre os mais variados temas relacionados à especialidade.

As fontes médicas da SBOT-RS estão à disposição para reportagens e entrevistas sobre a saúde na área ortopédica, como os cuidados com o teletrabalho e home office atrelados à ortopedia; lesões por esforço repetitivo pelo uso constante de celulares, computadores e videogames (como tendinite, por exemplo); problemas na coluna; acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos e de transportes com lesões, deformidades, pé diabético, fraturas, dicas preventivas para a prática segura de atividades profissionais, esportivas e no dia a dia, para melhor qualidade de vida, entre outros assuntos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto