Logo
Imprimir esta página

Diabetes x cirurgia plástica: é possível?

Especialista esclarece em quais condições pacientes diabéticos podem realizar procedimentos

Você sabia que a diabetes é uma das doenças mais comuns no Brasil? De acordo com dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) o Brasil é o 5º país com o maior número de diabéticos no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo somente para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

Em todos os tipos de diabetes, como a tipo 1, 2 e gestacional, existem uma série cuidados, não apenas na alimentação ou uso de medicamentos, mas também no momento de realizar uma cirurgia, por exemplo, já que são considerados pacientes do grupo de risco. Nesse momento algumas dúvidas surgem: afinal pessoas diabéticas podem realizar cirurgias plásticas normalmente?

O especialista Pedro Lozano, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que sim! Mas, para isso, é necessário que os níveis de glicose estejam completamente controlados para que não ocorra nenhum risco. Além disso, é recomendado que o endocrinologista, que realiza o tratamento da doença, seja informado sobre qualquer procedimento, para então liberar ou não o paciente, assim como o cirurgião plástico deve estar ciente da doença.

“A diabetes não é uma contraindicação absoluta para a cirurgia plástica, mas logo na primeira consulta com o cirurgião plástico é importante explicar o tipo e, se possível, trazer os exames mais recentes para certificar que a doença está sob controle. Assim é analisar a indicação correta e prós e contras de cada cirurgia, explica Lozano.

Além disso, como em toda cirurgia plástica, os exames pré-operatórios e avaliação de um cardiologista também são necessários. “A realização do procedimento só acontece se o paciente estiver com os níveis de glicose estáveis pós pelo menos 6 meses, com a liberação endocrinológica e cardiológica”, alerta o cirurgião.

É importante ressaltar que o pós-operatório requer o dobro de cuidado e atenção. “Recomendo a todos os pacientes diabéticos que tirem um período considerável de tempo para se recuperarem da operação. Por conta da doença é possível que a cicatrização seja um pouco mais demorada”, alerta.

Dessa maneira, é de extrema importância que o pós-operatório seja seguido de maneira rígida, estando sempre de acordo com o determinado pelo cirurgião plástico e endocrinologista. “Seguindo todos os passos necessários antes e depois da cirurgia, e tendo o acompanhamento médico necessário, não há o que temer em relação ao procedimento”, finaliza Lozano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto