Logo
Imprimir esta página

Radiocirurgia craniana é um procedimento não invasivo usado para tratar tumores no cérebro ou no sistema nervoso central

A evolução da radioterapia permite atualmente uma concentração crescente de radiação na área de tratamento e, ao mesmo tempo, a diminuição de dose nos tecidos normais adjacentes. "Temos diferentes técnicas de radioterapia que podem ser aplicadas no tratamento dos tumores, tudo vai depender da localização da área a ser tratada no corpo. Podemos citar como exemplo a radiocirurgia, que é uma técnica usada para tratar tumores pequenos e que estão localizados no cérebro ou no sistema nervoso central”, aponta o físico médico Paulo Petchevist.

No Brasil, as estimativas de novos casos para câncer do sistema cerebral apontam 11.090 novos casos, sendo 5.870 em homens e 5.220 em mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA (2020). O câncer do sistema nervoso central representa de 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo. Cerca de 88% dos tumores de SNC estão localizados no cérebro.

A radiocirurgia craniana é um procedimento não invasivo que envolve a administração de altas doses de radiação em uma pequena região localizada do cérebro em uma única fração de tratamento. “Com a técnica, é possível minimizar os efeitos em tecidos sadios adjacentes ou mesmo em estruturas importantes próximas da região-alvo do tratamento”, diz o físico médico.

Como é feito o tratamento

O paciente usará uma máscara especial de imobilização particularmente confeccionada para ele, na qual marcações de referência serão desenhadas. Uma tomografia de planejamento será realizada, importada no sistema de planejamento, e fundida a uma ressonância magnética recentemente feita pelo paciente. Petchevist explica que com a fusão de imagens de ressonância magnética com a tomografia de planejamento, o médico rádio-oncologista e o neurologista localizarão e delimitarão a região a ser tratada. Após a realização do planejamento pelo físico médico e sua aprovação pelo médico radio-oncologista, o plano é exportado para a máquina de tratamento onde o paciente será posicionado.

O pré-posicionamento do paciente é feito pelos lasers presentes na sala, após a máscara ser colocada. Em seguida, uma espécie de tomografia, chamada de cone beam CT (CBCT), é obtida e comparada à de planejamento. Em caso de qualquer diferença de posicionamento em relação ao planejado, a mesa robótica se encarrega de corrigir, garantindo precisão submilimétrica de posicionamento da região-alvo.

Quando é usada?

A radiocirurgia craniana pode ser empregada para tratar tumores malignos, como é principalmente o caso de pequenas metástases cerebrais, ou benignos, como é o caso principalmente de neurinomas do acústico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto