Logo
Imprimir esta página

Burnout é reconhecida como doença do trabalho

Entenda os impactos e como evitar o esgotamento físico e mental

Dificuldade de concentração, lapsos de memória, mudanças bruscas de humor, ansiedade, insônia e depressão são alguns dos sintomas da exaustão profissional que tem sido cada vez mais comum.

Desde o início da pandemia, quando 8,2 milhões de pessoas adotaram o home office, segundo o Ipea, houve uma explosão de casos relacionados à saúde mental dos trabalhadores devido às longas jornadas e a mistura da vida pessoal com a profissional.

Para a psicóloga organizacional Patricia Ansarah, fundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica, “detectar a Síndrome de Burnout pode ser complexo, mas as empresas e profissionais precisam ter atenção ao notar a incapacidade de se desligar do trabalho, a fuga de conflitos ou distanciamento da vida social”.

Desde o dia 01 janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout passou a ser reconhecida como uma doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A nossa expectativa é que haja melhor entendimento para prevenção e tratamento, pois é necessário que as empresas entendam como criar e manter ambientes psicologicamente seguros entre os seus profissionais”, diz Veruska S. Galvão, psicóloga e uma das precursoras da segurança psicológica no Brasil.

Com a inclusão do Burnout na CID-11 pela OMS, será possível tirar uma licença do trabalho por conta do diagnóstico. Mas, além do afastamento, a síndrome pode causar outros problemas de saúde como úlceras, diabetes, aumento no colesterol. O reconhecimento como doença laboral pela OMS é um importante alerta às empresas que precisam ter mais atenção às questões humanas.

E para que uma organização e seus profissionais realmente permaneçam saudáveis se faz necessário criar ambientes onde, qualquer pessoa, sinta-se segura em compartilhar o seu conhecimento, ideias e dúvidas, sem medo de retaliação. Isso é, um ambiente onde tomar risco interpessoal seja valorizado. Onde o medo de não falar, de não contribuir seja maior do que o medo de se expressar.

É neste ambiente que as pessoas se envolvem – e assumem – o risco de oferecer críticas, pedir ajuda, compartilhar ideias inovadoras, dialogar e outros comportamentos que promovem uma boa tomada de decisão, aprendizado, inovação e a excelência para um mundo em transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto