As doenças cardiovasculares estão entre as mais prevalentes na população brasileira
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Stefanie Malo
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
No Brasil, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O número de óbitos corresponde a 30% de todas as mortes no país, estatística que pode estar sendo agravada pela pandemia da Covid-19, maus hábitos e a falta de checkups regulares.
Conforme a Dra. Kitty Nobre, cardiologista do Grupo Alliar, as patologias mais comuns no coração são as decorrentes da aterosclerose, que é o depósito de gordura com formação de placas nas artérias, arritmias cardíacas, valvulopatias, que afetam as válvulas do órgão, hipertensão arterial e as doenças cardiológicas congênitas, como causas comuns de doenças cardíacas.
Entre os sintomas mais comuns em pessoas acometidas por alguma doença cardíaca estão: cansaço, palpitações, dor no peito, inchaço, desmaio e outros, mas os sinais também podem ser silenciosos no começo, atrasando o diagnóstico. O estilo de vida saudável, com boa alimentação, controle do peso, prática de atividade física com regularidade, não fumar e ter consumo moderado de álcool, além de avaliações médicas e exames laboratoriais de rotina, tendem a reduzir em 80% desses óbitos.
Os idosos, hipertensos, diabéticos, dislipidemicos - com colesterol e triglicérides altos -, tabagistas e pessoas que têm histórico familiar importante de cardiopatia são os principais grupos de risco para desenvolver doença cardíaca. Além deles, um estudo feito a partir dos dados da plataforma on-line Estatísticas Cardiovascular Brasil: 2020, da SBC, mostrou que a predominância dessas enfermidades está crescendo nas mulheres entre 15 e 49 anos e que vem aumentando as mortes por doenças isquêmicas, como o infarto do miocárdio, nas mais jovens.
As doenças cardíacas estão entre as mais prevalentes na população. A prevenção e diagnóstico precoces são fundamentais para evitar ou amenizar estes problemas de saúde. "As pessoas não precisam ter medo de ir aos laboratórios, pois os pacientes serão orientados, seguindo à risca as normas estabelecidas pelos órgãos competentes, como distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. Além disso, as clínicas da Alliar seguem orientações dos órgãos de saúde na limpeza e esterilização de materiais e equipamentos", finaliza a médica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>