Diálise peritoneal: conheça o tratamento realizado por Cid Moreira
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fundação Pró-Rim
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Após descobrir uma deficiência dos rins há um ano, o jornalista está sendo submetido a diálise peritoneal, uma terapia que pode ser realizada em casa. Descubra que tratamento é esse que substitui a função dos rins e garante mais flexibilidade na rotina do paciente.
Nesta terça-feira (04/01) em seu Instagram, o jornalista Cid Moreira revelou que está fazendo o tratamento de diálise peritoneal. Diferente da hemodiálise, este tipo de tratamento é realizado em casa com o auxílio de uma máquina. Segundo o relato da esposa do jornalista, Fátima Sampaio, o problema nos rins foi descoberto há um ano após um check-up de rotina.
Ao longo do vídeo publicado na conta de Cid Moreira na rede social, a esposa comenta que inicialmente o jornalista realizou as sessões de hemodiálise no hospital, e ao descobrirem a possibilidade do tratamento em casa optaram pela diálise peritoneal por conta do conforto. Este método pode ser feito em casa e até mesmo, durante o período de sono do paciente. O jornalista, famoso por sua voz e por apresentar o Jornal Nacional por 27 anos, está com 93 anos de idade.
O que é a diálise peritoneal?
A diálise peritoneal é umas das três Terapias Renais Substitutivas (TRS), ou seja, é um tratamento que exerce as funções dos rins para manter a vida do paciente. As duas outras terapias são a hemodiálise, onde o paciente precisa ir até uma clínica para realizar o tratamento que filtra o sangue com o auxílio de uma máquina, e o transplante renal, no qual o paciente recebe um “novo” órgão, seja de um doador falecido ou vivo.
Assim como a hemodiálise, a diálise peritoneal tem a mesma finalidade de tirar o excesso de água e de substâncias tóxicas do organismo, as quais deveriam ser eliminadas por meio da urina, mas por ter a insuficiência renal não consegue fazer este processo naturalmente. A diferença entre os dois tratamentos, é que ao invés do paciente se dirigir até uma unidade de hemodiálise, ele pode realizar a terapia em casa e com a ajuda de seus familiares.
“A diálise peritoneal é uma excelente opção de terapia renal substitutiva para os pacientes que desenvolvem a insuficiência renal. Além de possibilitar a realização do tratamento em seu domicílio, a diálise peritoneal preserva a função renal residual (restante da função dos rins) por mais tempo, o que garante flexibilidade na prescrição do paciente em diálise peritoneal. Nessa terapia, o paciente tem a autonomia para adequar o seu tratamento a sua rotina e as suas necessidades, como trabalhar, estudar e viajar. Isso traz ao paciente e seus familiares, qualidade de vida e satisfação com a terapia”, comenta a médica nefrologista e Coordenadora do serviço de Diálise Peritoneal da Fundação Pró-Rim, Dra. Viviane Calice da Silva.
A Fundação Pró-Rim oferece o tratamento de diálise peritoneal aos pacientes renais crônicos em suas unidades de Balneário Camboriú e São Bento do Sul, em Santa Catarina, e em Palmas no Tocantins. Além de ser parceira da Clínica de Tratamento de Doenças Renais – CTDR, que também realiza o tratamento de diálise peritoneal para mais de 160 pacientes renais por mês, sendo o maior serviço do estado de Santa Catarina.
Paciente pode realizar o tratamento de diálise peritoneal em casa com o auxílio de familiares. (Foto: Fundação Pró-Rim)
Sobre a Pró-Rim:
A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, em Joinville (SC), pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e diferenciado aos pacientes renais. É reconhecida como referência nacional na área de nefrologia. É pioneira em transplantes renais no Estado e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1.830 transplantes renais, é a primeira instituição de nefrologia do mundo a receber a certificação internacional Qmentum. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins, e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil .
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>