Logo
Imprimir esta página

Excesso de peso e obesidade afetam fertilidade da mulher e podem representar riscos durante gestação

Mulher grávida na balança - Divulgação Mulher grávida na balança - Divulgação

De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade das brasileiras estão acima do peso e quase 23% delas, obesas

Mais da metade da população brasileira está com excesso de peso ou obesidade. Além de colocar a saúde em risco, o sobrepeso pode afetar a fertilidade, principalmente da mulher. Em caso de gestação, são necessários cuidados específicos para não colocar a saúde da mãe e nem a do bebê em risco.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado excesso de peso o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 kg/m². E, a partir de IMC 30 kg/m², a pessoa está obesa. De acordo com pesquisa mais recente do Ministério da Saúde, realizada em 2019 e divulgada em 2020, 57,5% da população adulta brasileira estava com IMC acima de 25 kg/m². Considerando apenas as mulheres, eram 56,2%. Nos dados sobre obesidade, eram 21,5% dos brasileiros adultos. E entre as mulheres, 22,6% delas estavam obesas.

“O excesso de peso pode provocar problemas cardiovasculares, alterações anatômicas e desequilíbrio hormonal. E esse desequilíbrio causa disfunções menstruais e falta de ovulação - a anovulação. Com esse quadro, a mulher pode enfrentar subfecundidade ou até infertilidade.”, explica a médica especialista em reprodução assistida, Cláudia Navarro.

A recomendação para a mulher que está acima do peso e pretende engravidar é buscar a ajuda de um especialista em reprodução humana. “O profissional vai apresentar alternativas, como indução da ovulação, inseminação intrauterina ou até mesmo a fertilização in vitro. Mas é muito importante ressaltar que, antes de se iniciar o tratamento, é indicada a perda de peso com acompanhamento multidisciplinar”, alerta Cláudia.

Obesidade na gravidez

A mulher que tem sobrepeso e engravida precisa tomar alguns cuidados durante a gestação. O risco de aborto e complicações na gravidez pode aumentar pelo excesso de peso, que também pode causar problemas como pré-eclâmpsia e diabetes.

“No caso de mães diabéticas, há cerca de 50% de chances de que ocorra macrossomia fetal, ou seja, excesso de peso para a idade gestacional, e hipoglicemia. Outro problema que pode ser provocado pelo excesso de peso é a pré-eclampsia, que pode até representar risco de interrupção da gravidez antes da hora, o que irá provocar a prematuridade fetal com todas suas consequências”, comenta a médica.

Controle do peso

Manter uma dieta balanceada é fundamental e é importante que mãe e bebê recebam todos os nutrientes necessários. O ganho de peso nesse período é normal, mas, ao contrário do que o senso comum diz, a gestante não precisa “comer duas vezes mais”. Quem está com peso ideal costuma ganhar em torno de 10kg. Já quem apresenta sobrepeso deve manter esse aumento em, no máximo, 7 kg.

O acompanhamento da saúde da mulher como um todo, durante toda a gestação, é fundamental porque maus hábitos alimentares na gravidez também resultam em consequências após o parto. “Quase 50% das mulheres mantêm alguns dos quilos adquiridos nesse período. A atividade física supervisionada pode ser uma aliada no controle de peso durante a gestação”, orienta Cláudia Navarro.

Sobre Cláudia Navarro

Cláudia Navarro é especialista em reprodução assistida. Graduada em Medicina pela UFMG em 1988, titulou-se mestre e doutora em Medicina (obstetrícia e ginecologia) pela instituição federal. Atualmente, atua na área de reprodução humana, trabalhando principalmente os seguintes temas: infertilidade, reprodução assistida, endocrinologia ginecológica, doação e congelamento de gametas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto