Restrição de crescimento fetal seletiva
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Chico Damaso
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
A restrição de crescimento fetal seletiva ocorre em 10 a 25% das gestações gemelares em caso de gêmeos idênticos que compartilham a mesma placenta (gemelares monocoriônicas diamnióticas).
Em algumas grávidas, ocorre importante discrepância entre os pesos fetais e alterações na circulação sanguínea do feto menor – ou seja, a denominada restrição de crescimento seletiva.
Essas oscilações na circulação sanguínea do feto menor podem ser avaliadas com o ultrassom, usando um recurso chamado de Doppler, conforme pontua o dr. Fábio Peralta, do Centro de Medicina Fetal Gestar (GMFG), Hcor-Associação Sanatório Sírio e Grupo Santa Joana:
“Algumas vezes, as alterações na circulação sanguínea do feto menor são graves, colocando-o em alto risco de óbito. Se isso ocorrer, o feto maior pode ir a óbito também e, se não morrer, tem alto risco de sofrer lesão no cérebro”.
A alteração grave na circulação sanguínea do feto menor é chamada de diástole zero no fluxo de sangue no ducto venoso, um vasinho que vai para o coração do bebê. Se a idade gestacional fosse maior do que 26 semanas, a melhor opção é o parto. Quando a idade gestacional é menor do que 26 semanas, com a prematuridade sendo risco aos bebês, pode ser feita uma cirurgia para separação da circulação dos fetos.
Tratamentos
A única forma de tratamento é a cirurgia de ablação (cauterização) com laser dos vasos placentários. Já foi realizada em milhares de pacientes em todo o mundo, com excelentes resultados e pouquíssimas complicações maternas. Aliás, essa é uma especialidade do dr. Fábio Peralta:
“A ablação, ou cauterização, com laser dos vasos placentários é uma cirurgia pequena, feita com anestesia raquidiana – a mesma usada para cesariana: dura mais ou menos uma hora, durante a qual cauterizamos com o uso do laser os vasos que comunicam os dois fetos na superfície da placenta. Para isso, a mãe deve ficar internada por um dia, tomando medicação para inibir trabalho de parto e antibiótico para prevenir infecção. Depois disso, vem a alta e ela deverá ser reavaliada com ultrassom semanalmente até o nascimento dos bebês.
Prognóstico
Nestes casos, quando o procedimento de cauterização dos vasos placentários é feito, cresce a chance de o feto maior sobreviver sem danos no cérebro. É essencial saber que a finalidade da cirurgia é proteger o feto maior ao separar a sua circulação da circulação do menor, que está com risco alto de morrer.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>