11 Cuidados Para Quem Usa Lentes de Contato Ver Agora
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Malu Reda Assessoria de Comunicação
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Quer usar lentes de contato? A oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho fala sobre os cuidados que você deve ter com elas
Seja para corrigir um problema de visão ou apenas por questões estéticas, estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros utilizam lentes de contato. Para a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP, Chefe do Departamento de Oftalmologia - Otorrinolaringologia da FCM/UNICAMP e Coordenadora do Serviço de Estrabismo, Oftalmologia Pediátrica e Visão Subnormal do HC - FCM/UNICAMP, muitas pessoas optam pelas lentes de contato pelo simples fato de não quererem usar óculos. Entretanto, há casos em quem o uso do acessório tem recomendação médica. “Por exemplo, os casos de Ceratocone, que é uma alteração da córnea que se torna crônica, e com isso existe um astigmatismo irregular sendo que nesses casos a visão não fica bem corrigida com óculos”, explica a especialista acrescentando que também há casos em que as lentes de contato são contraindicadas, como em “pacientes com síndrome do olho seco, com alergias oculares, com uveites, com doenças reumáticas e do tecido conectivo, doenças de córnea degenerativas ou com baixa sensibilidade corneana, glaucoma que para controlar usam muitas medicações tópicas em forma de colírios ou gel, entre outros casos”.
Daí a importância de passar por uma consulta oftalmológica antes de sair comprando uma lente de contato. É o especialista quem irá avaliar se há contraindicações e qual o material e a curvatura adequados. Também será feito um teste de adaptação. E se tudo estiver certo, as lentes são encomendadas. “É muito comum o caso da pessoa que nunca usou óculos e começa após os 40 anos de idade com o advento da Presbiopia (vista cansada da idade) que é a dificuldade de visão para perto apenas. Nesse caso o paciente pode usar lentes de contato multifocais, que já existem e são muito boas. Por outro lado, principalmente em mulheres após a menopausa, há maior dificuldade de usar lentes se a pessoa tiver olho seco, o que é muito comum após essa fase”, justifica Keila Monteiro de Carvalho.
A especialista explica que o paciente também recebe todas as instruções de uso, como por e tirá-las, higienização, acondicionamento e preservação. A saúde ocular vai depender do bom uso das lentes de contato, para que não sofram interferências fisiológicos, como a própria lágrima, ou ambientais, como a poluição. “Para manter os olhos livre de irritações, alergias e infecções, também é importante saber como é feita sua limpeza e manutenção, além de respeitar o prazo de validade”, finaliza a oftalmologista.
A seguir, a Dra. Keila Monteiro de Carvalho fala mais sobre o uso das lentes de contato:
Lentes em crianças
Sim, a partir dos oito anos já é possível utilizar lentes de contato, desde que devidamente prescritas pelo oftalmologista. É importante destacar que a criança deve ter “maturidade” para utilizar as lentes, uma vez que exigem mais cuidados com higienização e armazenamento que os óculos. E, caso a criança apresente olhos vermelhos, dor, ardência, lacrimejamento constante ou presença de secreção nos olhos, seu uso deve ser descontinuado e o oftalmologista procurado imediatamente.
Mãos limpas
Parece até bronca de mãe, mas é verdade. Não higienizar corretamente as mãos ao colocar e ao retirar as lentes de contato, deve-se sempre lavar as mãos com sabonete de pH neutro e secá-las bem. Isso irá impedir que alguma micro-organismo passe das mãos para as lentes, podendo trazer riscos à saúde ocular, como o surgimento de uma conjuntivite, por exemplo. Mas, atenção: não utilize nenhum outro produto, que não água e sabão, para higienizar as mãos. O álcool gel, por exemplo, pode causar queimaduras na córnea, se em contato com os olhos.
Coisa de cinema
No filme Sorte no Amor (Just my Luck, 2006) a mocinha Ashley higieniza a lente com saliva em uma emergência. Mas claro que isso acaba não dando muito certo! Nem o soro fisiológico, nem a água da torneira e, muito menos a saliva, são capazes de limpar as lentes de contato. Apenas as soluções próprias para limpeza são capazes de eliminar as sujidades - resíduos de gordura e proteínas (e bactérias!) que se acumulam nas lentes.
A higienização das lentes de contato deve ser realizada antes e após seu uso. Após higienizar as mãos, pegue uma das lentes, coloque na palma da mão e pingue algumas gotas da solução de limpeza. Friccione levemente com os dedos para eliminar resíduos e micro-organismos de sua superfície. Enxague com a solução de limpeza. Após esse processo já é possível usá-las ou guarda-las no estojo. Repita o processo com a outra lente. Uma dica é iniciar a limpeza sempre pela mesma lente (esquerda ou direita), a fim de prevenir qualquer confusão ou troca das lentes. E nunca reutilize a solução que ficou no estojo após as lentes serem coloca das nos olhos. Use uma porção nova de solução a cada armazenamento.
E o estojo?
Ainda falando sobre higiene, também é importantíssimo lavar o estojo das lentes de contato. Um estojo malcuidado pode levar à contaminação das lentes – e, consequentemente, dos olhos – possibilitando o surgimento de problemas, como alergias. Higienize o estojo da seguinte forma: após colocar as lentes nos olhos, despeje o líquido do estojo e enxague com solução de limpeza (a mesma das lentes), utilizando a ponta dos dedos para esfregá-lo. Remova o líquido e seque-a ao ar livre. Antes de voltar a utilizá-lo, certifique-se que nenhum resíduo do produto ficou nele. Encha o estojo novamente e, só então, coloque as lentes. Para evitar contaminações, também é importante trocar o estojo a cada três meses.
Assim como as lentes de contato, o estojo deve ser higienizado para prevenir infecções por micro-organismos. É necessário usar a mesma solução das lentes para lavar o estojo - e não água. Enquanto ainda estiver com as lentes, higienize as mãos e utilize a solução para lavar o estojo. "Permita que o estojo seque no ar em vez de usar qualquer papel ou toalha - uma vez que a chance de contaminação é maior nesses casos", explica a oftalmologista Tania. Encha o estojo com a solução e, só então, coloque as lentes. Lembre-se ainda de trocar o estojo a cada três meses, pois eles também podem se tornar um meio de contaminação com o tempo.
Tempo de uso
Colocar as lentes de contato pela manhã e tirá-las apenas no final do dia. Essa é a rotina de muitas pessoas. Entretanto, não se deve ultrapassar o período de 8 a 10 horas, no máximo, com o acessório. Ultrapassar muito esse período pode interferir na lubrificação dos olhos, tornando-os secos e irritados. Caso tenha que passar um período muito longo com as lentes de contato, procure utilizar colírios lubrificantes (indicados pelo oftalmologista), para amenizar os incômodos.
E por falar em tempo de uso, as lentes também têm prazo de validade. E ele deve ser respeitado! É preciso trocá-las periodicamente porque, com o tempo, elas sofrem alterações em sua permeabilidade e curvatura. Isso pode interferir na sua eficiência e aumentar o risco de uma infecção.
Make-lente ou lente-make?
A lente deve ser colocada sempre antes da maquiagem. Isso evita que resíduos dos produtos, como sobras e máscaras de cílios, se depositem entre ela e a córnea, causando irritação ou algo mais grave! Já na hora de remover a make, retire-as antes. Isso porque o contato das lentes com algumas substâncias pode comprometer sua validade.
Dormir com as lentes
Quem nunca chegou muito tarde e cansado em casa e acabou esquecendo de tirar as lentes para dormir? Resultado: acordou com a sensação de que os olhos estavam secos, quase que “grudados” às pálpebras. Entretanto, mesmo que tenha sido apenas um lapso, dormir com as lentes aumenta em 6,5 o risco de lesões oculares. Isso porque, como as pálpebras permanecem fechadas durante o sono, não ocorre a lubrificação necessária, tornando os olhos secos e aumentando a adesão das lentes à córnea. Além disso, como as lentes não se movimentam (com os olhos abertos elas se movimentam cerca de 1 milímetro a cada piscada), acaba não ocorrendo a oxigenação da córnea, possibilitando o acúmulo de secreções e o surgimento de infecções.
Viajar de avião com as lentes
Para viagens longas de avião, deixe as lentes de contato de lado e vá de óculos! Isso por a baixa umidade e o ar condicionado acabam deixando os olhos secos, trazendo incômodos, como sensação de areia nos olhos, queimação, vermelhidão, sensibilidade à luz e visão embaçada. Caso o “estrago já esteja feito”, utilize colírios específicos para aumentar a lubrificação (sempre prescritos pelo oftalmologista!). Além disso, manter-se hidratado também ajuda a aliviar o problema.
Vai dar praia?
Esse é outro momento em que o melhor é substituir as lentes por óculos! O mar, a areia e o vento podem contaminar o acessório com micro-organismos capazes de contaminar causar irritações e doenças aos olhos. Agora, se não for possível ir sem as lentes, evite os banhos de mar (além do risco de contraria uma bactéria, você ainda pode perde-las na água) e utilize óculos de sol para evitar que o vento leve areia para os olhos.
Olhos vermelhos
Vermelhidão nos olhos é indicativo de algo errado nos globos oculares. Pode se tratar de uma simples irritação ou até de uma infecção – que pode ter sido causada inclusive pelas próprias lentes. Então, enquanto não de descobre a causa e se inicia o tratamento, o uso das lentes deve ser suspenso. Até mesmo porque como as lentes são “corpos estranhos” nos olhos, elas podem até agravar o problema.
Colírio é tudo igual?
É normal os olhos ficarem mais secos com o uso de lentes de contato. Mas nestes momentos, nada de sair usando qualquer colírio! Deve-se sempre utilizar as soluções prescritas pelo oftalmologista. Pingar soro fisiológico dentro do olho também é desaconselhado, uma vez que pode agravar a secura por conter sal (cloreto de sódio).
Sobre a Dra. Keila Monteiro de Carvalho
Médica oftalmologista, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP, Chefe do Departamento de Oftalmologia - Otorrinolaringologia da FCM/UNICAMP e Coordenadora do Serviço de Estrabismo, Oftalmologia Pediátrica e Visão Subnormal do HC - FCM/UNICAMP.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>