Logo
Imprimir esta página

5 mitos e verdades sobre a infertilidade masculina

O médico da Cínica Origen de Medicina Reprodutiva, dr. Marcos Sampaio, fala sobre as principais causas e sintomas do problema nos homens

Muito se fala sobre causas e tratamentos da infertilidade feminina, enquanto a infertilidade masculina, também muito comum, ainda gera inúmeras dúvidas. Para esclarecê-las, o médico ginecologista da Clínica Origen de Medicina Reprodutiva, dr. Marcos Sampaio, falou os principais mitos e verdades envolvendo o problema nos homens. Confira!

A Infertilidade acomete mais as mulheres que os homens

Mito. Embora este seja o pensamento da maioria da população, a verdade é que ambos contribuem igualmente para os casos.

A varicocele é a única causa da infertilidade masculina

Mito. A varicocele- doença que causa a dilatação dos vasos venosos responsáveis por drenar o sangue que chega aos testículos- é sim a causa mais comum da infertilidade masculina, mas não a única. Os sintomas mais recorrentes da doença são as veias visíveis na região dos testículos e a assimetria no tamanho dos testículos. Todavia, a dor e sensibilidade nos testículos e a vermelhidão e/ou inchaço no escroto são sintomas de outra doença: a epididimite, que á a inflamação nos epidídimos, pequenos canais que armazenam e transportam os espermatozoides. Os homens também precisam ficar atentos a outros sinais, como sangue na urina e/ou no sêmen, ardência e dor ao urinar, secreção no pênis, vontade frequente de urinar, dor na relação sexual ou durante a ejaculação.

Já os sintomas urinários, como dor ou dificuldade na micção, podem indicar prostatite, que é inflamação na próstata, enquanto a ejaculação e/ou urina com sangue podem indicar orquite. São sinais de alerta, de que o homem deve procurar ajuda médica, assim como a ausência de ejaculação.

O espermograma é a forma mais eficaz de diagnosticar a infertilidade masculina

Verdade. A infertilidade masculina é frequentemente definida pela existência de alterações nos parâmetros seminais diagnosticadas através de um exame de espermograma. Mas, apesar do espermograma ser o exame disponível mais utilizado na prática clínica, os parâmetros seminais avaliados possuem limitações relacionadas à etiologia da disfunção espermática assim como na determinação da sua capacidade de fertilização.

Infecções genitais também podem causar a infertilidade

Verdade. Algumas infecções genitais podem ser severas a ponto de comprometer o sistema reprodutor do homem.

Não há tratamento para a infertilidade masculina

Mito. Felizmente existe tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico. Só o médico poderá indicar o melhor para cada caso. Quando nenhuma dessas duas terapêuticas resulta na restauração da fertilidade, ou quando elas não são possíveis, existe, ainda, a possibilidade de recorrer às técnicas de reprodução assistida.

Nos casos de infertilidade masculina, é mais comum que a indicação seja a de realizar uma fertilização in vitro (FIV). Essa é a técnica de reprodução assistida mais complexa que existe hoje, pois a fertilização é realizada em laboratório com os gametas coletados do casal. Isso torna o tratamento altamente especializado e proporciona as melhores taxas de sucesso.

A manipulação dos gametas em laboratório permite que sejam utilizadas técnicas complementares, bastante importantes em caso de infertilidade masculina. Entre essas técnicas complementares está a injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), na qual um único gameta masculino é injetado dentro de um óvulo, favorecendo a fecundação. Além disso, em casos de azoospermia, é possível utilizar técnicas que extraem os espermatozoides diretamente dos testículos ou dos epidídimos. Antes de iniciar qualquer tratamento, porém, é fundamental investigar a causa da infertilidade, para que seja indicada a técnica mais adequada para o seu caso. Para isso, o homem deve estar sempre atento aos sintomas que podem indicar infertilidade masculina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto