Logo
Imprimir esta página

Viagens longas causam trombose?

Em viagens de longas distância, o risco de desenvolvimento dessa doença pode aumentar de forma considerável - Divulgação Em viagens de longas distância, o risco de desenvolvimento dessa doença pode aumentar de forma considerável - Divulgação

Especialista explica o que é mito e verdade sobre os riscos nessa situação

A trombose venosa profunda acontece quando um coágulo se forma dentro de uma veia, o que pode comprometer o fluxo sanguíneo. Uma das complicações dessa doença é a embolia, situação em que um pedaço de coágulo se desprende da região que se originou, circula pelo organismo e se aloja nos pulmões.

Em viagens de longas distância, o risco de desenvolvimento dessa doença pode aumentar de forma considerável. E, neste período de fim de ano, muitas pessoas planejam uns dias de descanso em outras cidades, mas algumas dúvidas podem surgir. Contudo, não há necessidade para preocupação excessiva, pois com a adoção de alguns cuidados esse distúrbio pode ser evitado.

Por isso, o cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Márcio Steinbruch, explica o que é mito ou verdade sobre esse assunto.

Apenas as viagens de avião são riscos para o desenvolvimento de trombose?

Mito. As pessoas acreditam que apenas as viagens de avião podem facilitar a formação de coágulos, no entanto, mesmo os percursos longos feitos por meios terrestres podem contribuir, porque o que está relacionado a esse problema é a dificuldade do fluxo sanguíneo da extremidade do organismo retornar ao coração.

Essa situação pode acontecer quando ficamos muito tempo sentados, sem estimular a musculatura da panturrilha, responsável pelo bombeamento do sangue e que está atuando contra a força da gravidade para manter a circulação sanguínea adequada.

E é importante destacar que só é considerável um risco as viagens que ultrapassam quatro horas de duração.

As pessoas que têm varizes não devem fazer viagens de longas distância?

Mito. Embora a presença de varizes seja um fator importante, isso não impede que as pessoas façam viagens longas, só é preciso que reforcem os cuidados, entre eles, buscar orientação especializada com um médico vascular.

Além disso, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais orais, pessoas obesas ou que tenham histórico de trombose também devem consultar um angiologista antes de viajarem.

Meias de compressão ajudam a prevenir a trombose?

Verdade. As meias elásticas ajudam a melhorar o retorno do sangue venoso, mas para isso é importante que ela seja prescrita por um profissional da área, para indicar a altura, compressão e tamanho adequado em cada caso.

Steinbruch também indica que é importante fazer exercícios de fortalecimento da panturrilha e, durante a viagem aérea, fazer movimentos com os pés, simulando uma caminhada para favorecer a drenagem do sangue. “Além disso, quando o percurso for feito por meios terrestres, aproveite as paradas para esticar e alongar o corpo. Se for de avião, ande pelo corredor algumas vezes durante o voo. E lembre-se de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e ingerir muita água, para se manter bem hidratado”, concluiu o cirugião vascular.

Sobre o especialista: Dr. Márcio Steinbruch – formado pela Universidade de São Paulo (USP), é médico com especialização em cirurgia vascular pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, além disso, possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto