Logo
Imprimir esta página

"Temos limitações sim, mas nossas capacidades são muito maiores. Basta alguém nos dar a oportunidade", defende pessoa Epidermólise Bolhosa

Na celebração ao dia Mundial da Conscientização da Epidermólise Bolhosa, profissionais de saúde e ativistas lutam para combater o preconceito com as pessoas que sofrem da doença rara de pele

Em celebração ao dia Mundial da Conscientização da Epidermólise Bolhosa, comemorado em 25 de outubro, a Mölnlycke - empresa líder em curativos de silicone focados na prevenção e o tratamento de feridas - promoveu um webinar com profissionais especialistas médico e enfermeiro para falar sobre essa condição de saúde, também conhecida como EB.

O desconhecimento da Epidermólise Bolhosa por profissionais da área de saúde e pela sociedade pode trazer dificuldades no tratamento e no convívio das pessoas com EB. Para desmistificar o tema, o encontro contou com a presença da dermatologista e médica voluntária da Debra Brasil Renata Paiva e da enfermeira estomatoterapeuta Livia Xavier, que abordaram os principais cuidados que a doença exige.

O evento ainda contou com o relato de Anna Carolina Rocha, terapeuta integrativa, fundadora do ativismo EB e pessoa com EB distrófica recessiva. A Epidermólise Bolhosa compreende um grande grupo de doenças raras de pele e tem como característica pele frágil e formação de bolhas, principalmente nas mãos e pés, após trauma mínimo ou espontâneo.

“Eu sou de uma época em que não se tinha muita informação sobre a doença e nem produtos médicos adequados. Isso causava muito sofrimento porque, sem curativos adequados, o cuidado com as lesões poderia causar muito sangramento e dor. Divido minha vida entre antes e depois de curativos especiais porque eles realmente trazem qualidade de vida”, relata Anna Carolina.

Além disso, a doença é extremamente rara. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo têm a doença, que não tem cura e não é transmissível. No Brasil, 1.027 pessoas já foram diagnosticadas com EB, segundo os últimos dados da Debra Brasil. Nos últimos cinco anos foram registradas 121 mortes por complicações doença.

A terapeuta ainda relata que existe muito preconceito com pessoas com EB, principalmente por conta da questão estética. “Mesmo que a grande maioria das doenças de pele não sejam contagiosas as pessoas ficam receosas e muito preocupadas e isso pode atrapalhar uma pessoa na hora de entrar no mercado de trabalho, por exemplo. E os sintomas estão muito ligados ao aspecto emocional, então encontrar acolhimento é muito importante”, indica.

E porque a pessoa com EB precisa de cuidados e uma rede de apoio, Anna ressalta a importância de um cuidado com a saúde mental de pessoas com EB e seus familiares. “Quando nasce uma criança com EB, a tendência é que toda a família adoeça junto, emocionalmente. E, às vezes, esse aspecto psicológico é muito pior do que o físico. A família é fundamental para que a pessoa se desenvolva como um adulto capaz. Temos limitações sim, mas nossas capacidades são muito maiores. Basta alguém nos dar a oportunidade”, observa.

Para Anna, a sociedade como um todo precisa acolher as pessoas com EB. Por isso, é essencial aumentar a conscientização sobre o tema para que as pessoas com EB possam receber o tratamento adequado desde o primeiro momento, principalmente em termos de curativos, e ter um convívio social adequado.

“Nosso objetivo é poder gerar melhor qualidade de vida para as pessoas. A EB é uma doença que, eventualmente, cria limitações a acessos a oportunidades. Com novas tecnologias nos curativos, queremos que quem tem EB possa viver todo seu potencial”, complementa Pedro Schildknecht, gerente geral da Mölnlycke América Latina, promotora do evento.

Saiba mais sobre a Epidermólise Bolhosa em: https://ebmolnlycke.com.br/

Sobre a Mölnlycke - A Mölnlycke é uma empresa sueca líder de produtos médicos a nível mundial que fornece soluções aos profissionais de saúde para obter os melhores resultados clínicos e oferecer uma boa relação custo-benefício. Com mais de 170 anos no mercado, a companhia opera em mais de 40 diferentes países e distribuiu seus artigos tecnológicos em mais de cem. Seu foco é oferecer os melhores cuidados na prevenção e o tratamento de feridas, gerando conforto aos pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto