Logo
Imprimir esta página

Prevenção à ansiedade e depressão entram na pauta do trabalho

Depressão será um dos temas abordados no encontro - Freepik Depressão será um dos temas abordados no encontro - Freepik

500 trabalhadores participam de conscientização sobre doenças mentais e prevenção de acidentes nesta sexta-feira (26), no Sesi de Aparecida de Goiânia. Palestras e teatros serão as ferramentas de sensibilização neste dia

Considerados males do século, casos de depressão e ansiedade ganharam impulso com a pandemia e cresceram mais de 25% em todo o mundo após a Covid-19, de acordo com pesquisa publicada em outubro na revista científica The Lancet. Realidade que tem despertado as empresas a investirem mais na conscientização de seus trabalhadores acerca de sua prevenção.

Nesta sexta-feira (26), uma peça teatral pretende sensibilizar cerca de 500 colaboradores das obras da MRV em Goiás, durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A ação acontecerá no Sesi de Aparecida de Goiânia, a partir das 8 horas.

“A desesperança e o medo são sentimentos mais presentes durante a pandemia. Na prática, a pandemia acabou intensificando os quadros de ansiedade e depressão e desestabilizando doenças pré-existentes que estavam controladas, aumentando a busca por tratamentos”, diz a enfermeira Nara Borges Ferreira, que irá conduzir a Sipat. Ela explica que, além da peça teatral, serão realizadas dinâmicas e exercícios que estimulam a saúde mental dos trabalhadores. “Entre os elementos novos que entraram na equação por meio da Covid-19 está o peso do luto, pois algumas famílias perderam muitos membros, por vezes mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem a possibilidade de velar o corpo”, completa.

Ela ainda destaca que a própria doença tem provocado alterações na saúde mental das pessoas. “Alguns estudos mostram que cerca de 30% das pessoas que tiveram covid-19 vão desenvolver algum sintoma psiquiátrico. Há pessoas desenvolvendo sintomas que não tinham antes, como distúrbios do humor, ansiedade, indisposição (fadiga crônica), problemas de memória e dores crônicas. Durante esse encontro, vamos abordar a importância e os benefícios da saúde mental na vida profissional e pessoal dos colaboradores”, destaca Nara. Ela afirma que as peças teatrais vão ser conduzidas por dois atores que buscarão apresentar os conteúdos de forma leve e cheia de interação com os participantes.

Ainda durante a programação, outra peça teatral vai abordar os motivos que levam os trabalhadores a se acidentarem no trabalho. “Muitas vezes o excesso de confiança, a falta de atenção e o improviso contribuem para que os trabalhadores se acidentem. Dessa forma, este assunto será tratado de forma bem descontraída e interativa com os participantes, de modo que contribua para a melhor memorização dessas causas para que não se repita no ambiente de trabalho”, destaca. Entre as duas peças teatrais, ainda haverá uma palestra sobre o alcoolismo.

Sobre a Sipat

Prevista em lei, ela consiste em uma semana de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que toda empresa deve realizar anualmente, independente de seu tamanho. Contudo, como não se dissocia a pessoa - e seus problemas - do trabalhador, outros temas relacionados a sua saúde global vêm sendo incluídos nas programações das organizações.

De acordo com o gestor executivo de obras da MRV, Antônio Caio Ribeiro, a Sipat faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do ano para garantir a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras. “Nossa preocupação com os trabalhadores é diária. Além da Sipat, realizamos os Diálogos Semanais de Segurança (DSS), que incluem orientações para que os colaboradores usem corretamente os EPIs, mantenham a atenção nas atividades do dia a dia, usem o protetor solar que entregamos para protegê-los contra a insolação excessiva, entre outras iniciativas”, afirma o gestor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto