Logo
Imprimir esta página

Oncologista é premiado com pesquisa sobre tipo mais agressivo de câncer de mama

Ao fim do mês da campanha Outubro Rosa – dedicada à conscientização sobre o câncer de mama –, uma pesquisa inédita sobre um dos tipos mais agressivos de neoplasia maligna de mama conquistou o primeiro lugar em categoria do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer, anunciado na sexta-feira, 29 de outubro. O trabalho gerou uma publicação recente, divulgada em 9 de novembro, no periódico científico internacional de grande impacto "Frontiers in Oncology".

O reconhecimento obtido com a premiação, como importante iniciativa para controle do câncer, foi para o projeto "Câncer de mama triplo-negativo: avaliação de fatores clínicos e biomarcadores tumorais", tese de Doutorado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) defendida em abril de 2021 pelo médico oncologista Jessé Lopes da Silva, membro do corpo clínico do Centro de Oncologia | Leste Fluminense, unidade do Grupo Oncoclínicas em Niterói, e do INCA.

Para chegar aos achados, fatores sociodemográficos e clínico-patológicos foram avaliados num total de 234 pacientes. Foram incluídas nas análises mulheres submetidas à quimioterapia neoadjuvante seguida de abordagem cirúrgica curativa da mama, matriculadas no INCA entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014.

No câncer de mama triplo-negativo, as chamadas terapias-alvo, que atingem moléculas frequentemente relacionadas a tumores, ou terapias mais tradicionais, não têm a mesma eficácia. As células cancerígenas não expressam receptores dos hormônios estrogênio ou progesterona e nem a proteína HER2, que indica o crescimento de células geralmente em excesso nos casos de câncer metastático. Devido a maiores probabilidades de recorrência do câncer e óbito, é essencial avaliar outros agentes que indicam funções no organismo ou biomarcadores, para identificar subgrupos de pacientes com pouca resposta ao tratamento e que evoluem com pior prognóstico, a fim de estabelecer novas estratégias para terapias.

“Ainda há poucos estudos brasileiros sobre o câncer de mama triplo-negativo. Trata-se de um subtipo tumoral que atinge mulheres mais jovens e é mais agressivo. Como parte do projeto, foram publicados três artigos originais, focando em fatores sociodemográficos, biomarcadores de membrana celular e microambiente tumoral imune. Um dos achados foi a identificação do consumo de álcool como um fator de risco com impacto negativamente significativo na resposta ao tratamento e na sobrevida. O trabalho também desenhou um olhar aprofundado sobre as subpopulações de células imunes infiltrantes tumorais, tanto no material de biópsia quanto nos tumores residuais de peça cirúrgica após o tratamento sistêmico neoadjuvante, ou seja, que precede a cirurgia. Tudo isso sugere uma classificação em subtipos diferentes do tumor”, afirma o oncologista Jessé Lopes da Silva.

Iniciado em 2017, o projeto gerou ao todo cinco publicações. Inicialmente, foram publicados dois artigos de revisão, sobre pesquisas já realizadas a respeito de imunoterapia e biomarcadores. Seguiu-se então com três artigos originais, um deles recém-aprovado pela publicação Frontiers in Oncology.

O prêmio

Voltado para profissionais de saúde, pesquisadores e técnicos que atuam na área oncológica, a premiação promovida pela Fundação do Câncer, em parceria com o Instituto Oncoclínicas, perpassa todas as linhas de cuidado do câncer, desde pesquisa básica, de bancada, de laboratório, até inovação para controle do câncer.

O prêmio, cujo nome presta homenagem ao médico Marcos Moraes – cirurgião oncológico de renome internacional que foi diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) durante quase dez anos, além de criador da Fundação do Câncer – considerou a avaliação de três temáticas: promoção da saúde e prevenção do câncer, cuidados paliativos e iniciativas para o controle do câncer.

Os três trabalhos vencedores de cada categoria recebem medalhas e certificados de participação. Adicionalmente, os primeiros colocados recebem um prêmio em dinheiro como forma de reconhecimento à sua contribuição para o setor da saúde e estímulo ao contínuo desenvolvimento de iniciativas voltadas ao enfrentamento do câncer no Brasil.

As publicações relacionadas à pesquisa podem ser acessadas nos links abaixo:

“Prognostic influence of residual tumor-infiltrating lymphocyte subtype after neoadjuvant chemotherapy in Triple-Negative Breast Cancer”

“Cancer immunotherapy: the art of targeting the tumor immune microenvironment”

“Triple-Negative Breast Cancer: Assessing the Role of Immunohistochemical Biomarkers on Neoadjuvant Treatment”

“Sociodemographic, Clinical, and Pathological Factors Influencing Outcomes in Locally Advanced Triple Negative Breast Cancer: A Brazilian Cohort”

“Triple negative breast cancer: A thorough review of biomarkers"


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto