Logo
Imprimir esta página

Antidepressivos são os medicamentos mais vendidos, mas há regras no e-commerce

Norma do Ministério da Saúde obriga farmácias a buscarem a notificação da receita na casa do cliente em caso de venda online

Os antidepressivos são os medicamentos mais vendidos no ramo farmacêutico. Um levantamento realizado pelo Farmácias APP afirma que estes são os remédios que estiveram no topo da lista de vendas no 1º semestre deste ano em farmácias e drogarias. Já os dados do Conselho Federal de Farmácias mostram que quase 100 milhões de caixas de medicamentos controlados foram vendidas em todo o ano de 2020. Um salto de 17% se comparado a 2019.

Embora representem uma das classes de medicamentos mais vendidas no ramo farmacêutico, existem regras específicas que cabem ao e-commerce quando trata-se da venda de medicamentos controlados.. A RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) 357/2020, norma do Ministério da Saúde, autoriza a entrega em casa de medicamentos sujeitos a controle especial apenas durante o período em que o Ministério da Saúde mantiver emergência em saúde pública por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Neste caso, a pessoa pode fazer a compra pelo telefone ou pelo WhatsApp e fazer o pagamento em dinheiro ou cartão no ato da entrega. Mas a farmácia precisa buscar a notificação de receita ou a receita de controle especial na casa do cliente. Depois, na farmácia, realiza-se a conferência dos documentos, a coleta de assinaturas dos responsáveis e a liberação do medicamento", explica Carlos Henrique Soccol, diretor de marketing da MyPharma, startup que auxilia farmácias nas vendas pelo e-commerce com ferramentas especializadas para lojas virtuais.

Além desse processo, o responsável pela entrega também precisa levar o documento de identidade do comprador à loja e devolvê-lo no ato da entrega.“O processo é mais complexo, mas, por enquanto é possível comprar sem sair de casa. Lembrando que a RDC 357/2020 só permite essa entrega em domicílio de medicamentos sujeitos ao controle especial durante período de pandemia do SARS-CoV-2 — o que será modificado pelo Ministério da Saúde após este período”, afirma.

O uso de medicamentos é regulado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E é por meio da diferenciação dos receituários médicos que se controla a prescrição e a compra adequada do remédio. “"É por isso que farmacêuticos e balconistas precisam precisam ter todo um cuidado na venda desses medicamentos durante o período pandêmico, e é de extrema importância que todos os profissionais de saúde legalmente habilitados saibam identificar o tipo de receituário correto para cada medicamento, para fazer a venda online dentro da regra estabelecida pelo Ministério da Saúde”, finaliza Carlos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto