Logo
Imprimir esta página

Médico, profissional integrado na era da informação?

Por Dr. Guilherme Pereda, diretor médico da Healthcare Alliance

É nobre o ofício do médico, devotado ao cuidar do próximo, sendo responsável pelo diagnóstico das doenças e principais diretrizes de tratamento humano. Se voltarmos um pouco no tempo e refletirmos sobre o papel deste profissional ao longo dos anos, vemos como alguns fatores da progressão tecnológica têm impactado no exercício de sua função.

Antes da metodologia científica, do computador, da internet, da tecnologia de exames e tratamentos, era o apreço pela experiência própria adquirida, a disseminação da arte médica e o conjunto de melhores práticas que regiam os rumos da profissão.

Contudo, hoje, o rigor científico e a disseminação do conhecimento conferiram uma exigência a mais na prática médica, que nem sempre confere uma situação bem desenvolvida: a justificativa.

A tecnologia conferiu maiores possibilidades técnicas, melhor gestão de fluxos, responsabilidade compartilhada no tratar do paciente, forçando aquele profissional ainda treinado para um raciocínio lógico próprio a justificar as suas condutas.

Se informação é poder, então temos uma sociedade de poderosos. O problema é quando essa informação é errada, o que acontece com uma certa frequência.

O médico deve saber escutar, filtrar, rebater a desinformação, justificar sua visão e convencer seu paciente de que aquela será a melhor conduta.

Ou ainda mesmo trazer o paciente para o mesmo raciocínio clínico e propor diferentes alternativas ao seu cuidar, engajar o paciente em seu plano de cuidado.

A tecnologia aumentou a fiscalização e hoje temos mais juízes nas diversas áreas de conhecimento.

A autoridade do médico ainda existe, mas sob uma vigilância muito maior. Isso cria segurança e evita abusos, mas por outro lado gera confusão e cria outros riscos.

O médico é compelido a se comportar de maneira cada vez mais integrada, seja pelo paciente, gestão ou sociedade.

Há de se considerar que neste contexto, não podemos pensar em uma situação de extrema pressão, mas talvez em um cenário desafiante, ainda sob um fino equilíbrio entre preservar sua função milenar e atingir sua integração rumo ao próximo milênio.

Devemos pensar no futuro sem nos esquecermos da trajetória.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto