Logo
Imprimir esta página

Estudo aponta aumento na busca por tratamentos terapêuticos durante a pandemia

Segundo a pesquisa PICCovid, 61,7% dos brasileiros entrevistados adotaram alguma prática como o reike ou yoga.

Com a chegada da pandemia, a necessidade de cuidar da saúde mental ganhou ainda mais destaque. Um estudo denominado PICCovid (Prática Integrativa e Complementar o Contexto da Covid-19) mostrou que 61,7% dos brasileiros entrevistados adotaram alguma prática como o reike ou yoga.

Em um período marcado pelo isolamento social, 25% deles aderiram não somente a uma, mas a um conjunto de quatro ou mais modalidades. O estudo, avaliou como as 29 PICs reconhecidas e ofertadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2006 — e outras práticas terapêuticas — foram utilizadas entre 12.136 adultos, que responderam a um inquérito on-line entre agosto e dezembro de 2020.

Neide Martins, terapeuta holística com mais de 25 anos de experiência, proprietária do Espaço Holístico Flor de Lótus, diz que, desde o início de 2020, já havia notado o aumento da procura por terapia. "Apesar deste momento em que vivemos ter trago grandes prejuízos individuais, também trouxe a importância do autocuidado. Por isso, quanto mais pessoas buscarem conhecimento e se interessar por esses tipos de práticas, melhor para toda a comunidade”, conta a terapeuta.

De acordo com a profissional, as terapias chegaram na vida das pessoas como um fortalecimento pessoal nesse momento que vivenciamos muitas mortes, medo, crises de ansiedade e desequilíbrio emocional. “Essas técnicas ajudam o paciente na prevenção de doenças, como hipertensão, estresse, dores, depressão”.

Para Neide, “é fundamental esclarecer que as terapias alternativas não substituem a medicina convencional. A prática integrativa vem como uma forma de colaborar com o tratamento, às vezes até minimizando os efeitos colaterais que esses medicamentos podem trazer. Ou seja, ambas as práticas devem caminhar juntas, buscando sempre o bem-estar do paciente”.

Raking

As plantas medicinais e a fitoterapia (28%) dividiram o pódio das práticas mais utilizadas ao longo do ano passado com a meditação (28%). O ranking dos 10 primeiros segue com o reiki (21%), a aromaterapia (16%), a homeopatia (14%), a terapia de florais (14%), o yoga (13%), a apiterapia (11%), a imposição de mãos (10%) e a medicina tradicional chinesa/acupuntura (7%).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto