Setembro, o mês do Coração - “Movidos pelo Coração” alerta para prevenção e aumento de mortes cardiovasculares no Brasil
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ananda Vieira
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Com transmissão on-line, iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) conta com atividades culturais para motivar a prevenção e cuidados com a saúde cardiovascular
O mês de setembro é um período associado à saúde do coração. Para conscientizar e alertar a população sobre as doenças cardiovasculares por meio da cultura, o Ministério do Turismo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Sanofi e a Bayer apresentam, a partir de 4 de setembro, o projeto “Movidos pelo Coração”, realizado pela Malagueta Live Brand por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A ação, que está em sua 5° edição, será totalmente on-line, transmitida pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCuDAnCJWecPWgS8d0LtxivA) e abordará assuntos relacionados à prevenção e identificação de fatores de risco cardiovascular. O projeto conta com uma programação cultural interativa a partir da realização de oficinas para crianças e apresentações artísticas com a temática do coração.
O “Movidos pelo Coração” é motivado pela alta prevalência das doenças cardiovasculares no Brasil. Até o final deste ano, o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), indicador da SBC que contabiliza o número de mortes causadas pelas doenças do coração no país, deve registrar mais de 400 mil óbitos 1. As mortes causadas por doenças cardiovasculares representam o dobro das causadas por todos os tipos de câncer juntos, são 2,3 vezes mais que as por causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as mortes por doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as causadas por infecções, incluindo a AIDS 2. Segundo o Ministério da Saúde, 34 pessoas morrem por hora em decorrência de doenças cardiovasculares no país, que são a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo 3.
Segundo o presidente da SBC, Celso Amodeo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo são conhecidos há anos como prejudiciais à saúde, porém a maioria das pessoas não os controla adequadamente e o coração sofre as consequências. “Precisamos amplificar a mensagem para que a população esteja cada dia mais conscientizada e engajada. As doenças cardiovasculares integram uma verdadeira epidemia evitável e precisamos combatê-la com informação qualificada, tal qual o projeto Movidos pelo Coração possibilita”, ressaltou o médico.
Sobre o “Movidos pelo Coração”
A iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que ocorre em setembro, mês destinado a campanhas de combate às doenças cardiovasculares, tem o objetivo de valorizar as ações dedicadas à saúde do coração e contribuir para a diminuição dos casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares, que ainda são uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo (3,4,5). O projeto “Movidos pelo Coração” (www.movidospelocoracao.com) é uma realização da Malagueta Live Brand em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e patrocínio da Sanofi e da Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa já percorreu diferentes cidades do país, como Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, para levar informação e conscientização na forma de cultura a diferentes públicos.
Referências:
1. Cardiômetro. Disponível em: https://www.cardiometro.com.br/. Acesso em: 17Ago.2021
2. Cardiômetro. Disponível em: https://www.cardiometro.com.br/. Acesso em: 17Ago.2021
3. Cardiômetro. Disponível em: https://www.cardiometro.com.br/. Acesso em: 17Ago.2021
4. WHO Global Health Observatory (GHO) data. The top 10 causes of death. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death; Acesso em: 17Ago.2021
5. Roth GA, Mensah GA, Johnson COet al. Global Burden of Cardiovascular Diseases and Risk Factors, 1990-2019: Update From the GBD 2019 Study. J Am Coll Cardiol. 2020 Dec 22;76(25):2982-3021. doi: 10.1016/j.jacc.2020.11.010. PMID: 33309175; PMCID: PMC7755038.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>