Terapia 4.0: tecnologia permitiu que os profissionais de saúde mental continuassem atuando na pandemia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabriela Tunes
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Profissionais precisaram se adequar ao novo normal e seguir com atendimentos à distância
No Brasil, os indicativos de problemas de saúde mental têm crescido todos os dias, principalmente por conta da pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, os pedidos de afastamento do trabalho por causa de transtornos mentais aumentaram 26% em 2020, em comparação com 2019. Estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, por sua vez, constatou um aumento de 50% nos quadros de depressão e de 80% nos casos de ansiedade, com a quarentena.
Com isso, a busca por terapia também aumentou e as consultas online foram um caminho seguro para que os atendimentos tivessem continuidade, mesmo com as restrições impostas pelos protocolos de distanciamento social. A tendência é comprovada pelo alto volume de profissionais que solicitaram autorização ao Conselho Federal de Psicologia para realizarem atendimento remoto: apenas entre março e dezembro de 2020, foram mais de 99 mil pedidos protocolados. Para se ter uma ideia do quanto esse número é expressivo, basta se observar que, antes da pandemia, apenas 30 mil psicólogos possuíam a autorização.
Graças à tecnologia, foi possível criar esse “novo normal” e absorver a alta demanda por consultas A Telavita, clínica de saúde mental digital pioneira em telepsicologia, que conecta pacientes e psicólogos para atendimento remoto, é um exemplo disso. “Vimos crescer em 400% os atendimentos no primeiro semestre de 2021 de forma remota. Apesar da rotina estar voltando ao normal, a praticidade de atender online possibilita ao psicólogo gerenciar melhor seus compromissos, bem como ampliar seu atendimento a outros estados, sem a necessidade de deslocamento. Essa praticidade e comodidade do online também beneficia os pacientes”, explica Milene Rosenthal, psicóloga, co-fundadora da Telavita.
Para se adequar à nova realidade e ao aumento da demanda por consultas, a Telavita investiu em melhorias contínuas na plataforma, possibilitando que seu corpo clínico pudesse atender de forma mais confortável e com toda a segurança possível. A preocupação com a segurança, aliás, é um dos principais diferenciais da clínica digital - o tratamento é 100% confidencial e a operação atende às regulamentações internacionais. Dessa forma, nenhuma das sessões fica gravada e não é possível acessar dados confidenciais do paciente, ficando vedada também a entrada de qualquer outra pessoa externa na sessão.
Sobre a Telavita
A Telavita é pioneira na área de psicoterapia online e conecta psicólogos e pacientes por meio de uma tecnologia ágil e segura. Com foco em atendimento corporativo, a clínica digital tem parceria com os principais planos de saúde e desenvolveu soluções customizadas para atendimento executivo. Sua missão é aliar especialistas em saúde e inovação tecnológica e transformar o acesso à saúde no Brasil. A consistência e paixão pelo que fazem levou ao reconhecimento de 2ª startup mais inovadora da América Latina no G-Start Up Worldwide, em 2017. Em 2020, venceu o Startup Battle, do Google for Startups Accelerator.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>