Logo
Imprimir esta página

Cirurgia a laser pode substituir colírios para controle do glaucoma, aponta estudo

Trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) pode ser indicada como o primeiro tratamento do glaucoma, em substituição aos colírios

Tratamento padrão costuma ser feito com colírios para reduzir a pressão intraocular, mas adesão à terapia é um entrave importante

Glaucoma é o termo geral para uma série de condições que podem causar danos no nervo óptico. A consequência é a cegueira definitiva. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível do mundo. Afeta de 2 a 3% da população em geral e essa prevalência aumenta com a idade.

As lesões no nervo óptico são causadas pelo aumento da pressão intraocular (PIO). Logo, o principal objetivo do tratamento é mantê-la sob controle. Entretanto, para a maioria dos tipos de glaucoma, são usados colírios para esse fim. Em muitos casos, o paciente precisa aplicar mais de um colírio, várias vezes por dia.

O custo e a dificuldade na administração dos medicamentos são entraves significativos para o tratamento do glaucoma. Como resultado, muitos pacientes evoluem para a cegueira. O impacto social do glaucoma é imenso.

A boa notícia é que um estudo, publicado no The Lancet, mostrou que um procedimento, chamado Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT), pode ser uma alternativa importante e deve ser oferecida como primeiro tratamento para o glaucoma primário de ângulo aberto, o mais comum entre todos os tipos da patologia.

Após 36 meses, 74% dos pacientes do grupo que foi submetido à SLT não precisou de nenhum medicamento para controle da pressão intraocular. A efetividade no controle da pressão intraocular atingiu 93% dos pacientes nas consultas médicas após o tratamento.

Por que essa descoberta é importante?

Segundo a oftalmologista, Dra. Maria Beatriz Guerios, especialista em glaucoma, embora o uso dos colírios seja uma ferramenta fundamental, há aspectos que podem prejudicar a adesão, como a administração nas doses e horários corretos e os custos. Além disso, a longo prazo, podem causar efeitos adversos importantes na saúde.

Muitos estudos apontam que a adesão ao tratamento do glaucoma é baixa. Cerca de 20 a 66% dos pacientes não usam os colírios de acordo com a prescrição do oftalmologista. Além disso, muitos abandonam o tratamento.

Como funciona

O nome do procedimento, trabeculoplastia, se refere à malha trabecular. “De uma forma leiga, é uma rede porosa que possui uma série de canais interconectados por onde ocorre o escoamento do humor aquoso. A pressão intraocular depende do perfeito funcionamento dessa estrutura”, explica Dra. Maria Beatriz.

Para realizar o procedimento, o oftalmologista usa uma lente especial para visualizar as áreas da malha trabecular que precisam ser tratadas. O médico realiza cerca de 100 disparos do laser, em torno de 15 minutos. Como resultado, a drenagem do humor aquoso melhora com consequente controle da pressão intraocular.

“A trabeculoplastia seletiva a laser é um procedimento indolor, rápido, sem necessidade de internação e de recuperação, com bom perfil de segurança. O efeito é comparável ao uso dos colírios”, aponta Dra. Maria Beatriz.

“Outra vantagem é que previne a necessidade do uso desses medicamentos e não está associado a efeitos colaterais. Entretanto, é importante dizer que não tem um efeito permanente, ou seja, pode ser necessário um novo procedimento depois de alguns anos”, diz a oftalmologista.

O mais importante, segundo a especialista, é que a SLT reduz o risco de a pessoa evoluir para a cegueira, com todos os impactos negativos da deficiência visual, como perda da capacidade produtiva, renda e qualidade de vida em geral.

“Vale ressaltar que a Trabeculoplastia seletiva a Laser tem mais efetividade quando indicada na fase inicial da doença, quando há menos danos da região da malha trabecular”, finaliza


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto