Agosto Dourado: saiba mais sobre a importância da `hora de ouro` para a amamentação
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Selma Orosco
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
A prática já faz parte do protocolo adotado no Hospital Bom Samaritano de Maringá
Chamada hora de ouro, o termo é usado para definir o período logo após o nascimento em que o recém-nascido passa ininterruptamente com a mãe em contato pele a pele.
Um olhar mais humanizado no acolhimento da mãe e da criança tem sido praticado na Maternidade do Hospital Bom Samaritano, de Maringá. A médica, Clarissa Botura Amado, da UTI Neopediátrica e do Berçário do Hospital Bom Samaritano destaca que “os profissionais de saúde da maternidade são treinados para contribuir com esse momento. Logo depois do parto, o bebê é colocado imediatamente na altura do tórax, numa posição de abraço, de acolhimento, em contato direto pele com pele com a mãe”, explica.
De acordo com a médica, é logo ao nascer que o bebê está alerta e com os estímulos de sucção aguçados, o que cria o momento perfeito para que conheça a mãe e crie o primeiro vínculo com ela, e assim facilitar a amamentação.
“Estudos mostram que a primeira hora pós-nascimento é muito importante para proteger a saúde da mãe e garantir benefícios ao recém-nascido. Além disso, demostraram que os bebês que passam por esse processo são mais saudáveis, têm menos risco de infecções e mais chances de serem amamentados exclusivamente durante os seis primeiros meses de vida”, destaca.
Segundo a especialista, o contato faz com que o bebê tenha uma estabilização mais rápida de parâmetros, como frequência cardíaca e glicemia. Além disso, em contato direto com o filho, são liberadas algumas substâncias pelo corpo da mãe que ajudam o útero a se contrair e parar de sangrar e um elemento conhecido como ocitocina, chamado também de "hormônio do amor" que tem um forte papel relacionado a emoções positivas, como o afeto e carinho. Todavia, existem casos em que as crianças precisam de um atendimento emergencial assim que nascem, impossibilitando a prática.
Toda mãe deve ter contato precoce com o recém-nascido e realizar o aleitamento na primeira meia hora após o parto, de acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Campanha Agosto Dourado - Criada em 1991 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campanha tem como objetivo promover ações para destacar a importância do aleitamento materno. No Brasil, o mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 a qual determina ações intensificadas no decorrer de agosto para conscientização e esclarecimento sobre o aleitamento. Para este ano os objetivos são:
Informar sobre a importância de proteger a amamentação;
Apoiar como uma responsabilidade vital de saúde pública;
Articular-se com indivíduos e organizações para maior impacto;
Potencializar ações para proteger para melhorar a saúde coletiva;
Destacar que o aleitamento materno é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido.
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O leite materno é gratuito, prático (a mãe pode amamentar sempre e no local que quiser), e não desperdiça recursos naturais ou polui o meio ambiente. A campanha é uma política de incentivo à amamentação que já entrou, definitivamente, no calendário mundial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>