Logo
Imprimir esta página

Dor lombar crônica é associada ao estresse, afirma pesquisa

A informação reforça que para o tratamento da dor, o nível de estresse deve ser avaliado

A dor nas costas é um problema que afeta a população do mundo todo. Com o passar dos anos, a coluna vertebral sofre inúmeras lesões decorrentes de má-postura, sedentarismo, sobrepeso, traumas ou doenças. “Lesões do trabalho também estão entre os fatores de risco para dores na coluna lombar. Estes danos prejudicam a estrutura da coluna, que pode causar um efeito cascata: comprime nervos próximos, piora o sintoma de dor e provoca alterações neurológicas”, explica o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em cirurgia de coluna no Núcleo Avançado de Medicina do Hospital Sírio Libanês.

Por serem tantos os motivos que levam à dor lombar e esta ser uma questão de saúde pública — uma vez que limita movimentos e está entre as principais causas de afastamento de trabalho da população economicamente ativa (abaixo de 45 anos) — pesquisadores da Coreia do Sul avaliaram mais de 8 mil pacientes, para investigar as relações da dor na coluna lombar com aspectos de saúde e parâmetros nutricionais destas pessoas, nos anos de 2013 a 2015. O resultado foi publicado no periódico Nature e concluiu-se que o grau de estresse interfere significativamente nos quadros de dor crônica lombar dos pacientes.

“A pesquisa reforça que cada vez mais o profissional de saúde deve exercer essa medicina humanizada, que considera todos os aspectos de qualidade de vida e contexto social que envolvem o paciente. Assim, analisar o grau de estresse para o tratamento de dor crônica lombar é essencial, uma vez que o estresse intenso e prolongado promove alterações hormonais e estruturais que causam rigidez e processos inflamatórios no organismo, que também são refletidos nas estruturas nervosas que promovem a dor”, esclarece o Dr. André Evaristo.

O paciente que sofre com dores crônicas e altos níveis de estresse, deve buscar meios de reduzir os gatilhos para o estresse, como ansiedade, quadros de depressão, gestão de expectativas, produtividade, entre outros. “Vale o que funcionar para cada um, mas pausas para silêncio, exercício de respiração, meditação, alongamento e até uma boa música pode colaborar para o relaxamento. Se necessário, medicamentos indicados por um médico especialista”, observa o ortopedista.A pesquisa também considerou a rotina de sono, consumo de álcool, condição socioambiental, tipo de trabalho, prática de atividade física, renda familiar, idade, altura, sexo, peso e comodidades.

SOBRE O ESPECIALISTA

Dr. André Evaristo Marcondes – Ortopedista Especializado em Coluna – Mestrando em Saúde Pública pela University of Limerick (Irlanda), possui especialização em Cirurgia de Coluna, em Ortopedia e Traumatologia, e graduação em Medicina pela Universidade de Marília. É membro da North American Spine Society (NASS), Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital do Servidor Público Municipal (SP) e, atualmente, atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, AACD e Neuro Ortho Spine Center (N.O.S.).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto