Como os probióticos podem ajudar na saúde imunológica das crianças desde o nascimento?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por VV4 PR Comunica
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
Ao longo da vida, os pais ensinam a seus filhos pequenos hábitos que serão importantes para o futuro. Comer as verduras e legumes durante as refeições, respeitar os mais velhos, não contar mentiras e dormir cedo são alguns exemplos dessas atitudes diárias.
E para quem busca pela melhora na saúde imunológica desde a infância, um hábito que pode ser passado de geração em geração é o uso de probióticos nos primeiros anos de vida, em especial, a partir dos seis meses.
Isso porque a idade é propícia para a formação da microbiota intestinal, que é o conjunto de micro organismos, como fungos e bactérias, que quando estão em equilíbrio, podem ajudar a fortalecer a imunidade.
De acordo com o pediatra e imunologista Bruno Paes Barreto, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), crianças até a fase pré-escolar apresentam imaturidade do sistema imunológico, e por isso, o suplemento de probióticos pode ser uma indicação importante para o desenvolvimento delas.
A partir dos seis meses até o quarto ano de vida da criança acontece o chamado ‘período crítico’ para o crescimento de qualquer pessoa, pois além da imaturidade imunológica, já relatada, temos a transição da alimentação.
Até os 6 meses de idade, o bebê depende dos anticorpos maternos, que ele recebe via placenta na gravidez e depois pelo leite materno. A partir do sexto mês, o organismo começa a sintetizar os próprios anticorpos. Por isso, os suplementos podem auxiliar na continuidade da formação da microbiota intestinal.
De fácil consumo
Uma preocupação referente ao uso de probióticos ainda na infância é que muitas crianças podem se engasgar com as cápsulas e comprimidos. Por isso, Barreto explica que atualmente, existem versões em forma de gotas ou de sachê, indicadas justamente para o uso pediátrico.
“Recomendo opções de probióticos que venham em sachê e que sejam seguros para consumo nessa faixa etária, como os da cepa Lactobacillus rhamnosus GG, que podem ser indicados precocemente para ajudar a equilibrar a microbiota na infância”, alerta.
E ao fortalecer o sistema imunológico, as crianças poderão ter uma maior proteção contra doenças infecciosas e problemas gastrointestinais, como a diarreia e gastroenterites, por exemplo. Por isso, não deixe de fazer consultas ao pediatra para saber mais a respeito desse tipo de suplemento.
Para mais informações sobre os probióticos da marca americana Culturelle®, acesse o instagram @culturellebrasil ou o site: https://culturelle.com.br/
Culturelle® e Culturelle JuniorTM são marcas registradas da DSM.
LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.
Reg. MS: 673990004/67
3990003/673990002
Referências bibliográficas:
Kulandaipalayam N. et al. Immune Response and Intestinal Permeability in Children With Acute Gastroenteritis Treated. Tufts University School of Medicine, 2014.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>