Logo
Imprimir esta página

Tratamento experimental para câncer pode evitar até 40% das amputações de reto

Um estudo realizado no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho - Vila Santa Catarina, organização sob a gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, está avaliando se uma abordagem, chamada de terapia neoadjuvante total (TNT), pode melhorar os resultados no tratamento de câncer de reto e reduzir a necessidade de cirurgia com colostomia definitiva. O projeto, que faz parte do PROADI-SUS, estuda também a viabilidade da implementação da terapia na rede pública.

“Além de aumentar a qualidade de vida do paciente, a terapia neoadjuvante total colabora para a sustentabilidade do sistema de saúde por evitar cirurgias radicais no reto, e, consequentemente, reduzir os custos com internações e outras complicações”, explica Diogo Bugano, coordenador do projeto e do Serviço de Oncologia do Hospital Vila Santa Catarina. Embora alguns centros já façam uso da terapia neoadjuvante total, poucos têm a expertise para identificar e acompanhar os pacientes que, após o tratamento, podem seguir sem a necessidade de cirurgia.

O tratamento convencional consiste em quimioterapia associada à radioterapia, seguida de um intervalo de recuperação de 2 a 3 meses, cirurgia e, então, entre 3 e 6 meses de quimioterapia. Usando este protocolo, 20% dos pacientes não necessitam de cirurgia. No caso do TNT, uma quimioterapia altamente potente é realizada neste período entre o término da radioterapia e a avaliação para cirurgia, levando à maior redução do tumor. Com isso, acredita-se, até 40% dos pacientes não necessitarão de cirurgia e haverá, portanto, menor risco de colostomia definitiva.

O estudo já contou com a participação de 32 pacientes entre 40 e 70 anos e tem o objetivo de avaliar até 150 pacientes nos próximos anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto