Logo
Imprimir esta página

Mais de 40 mil brasileiros são acometidos, anualmente, por câncer de cabeça e pescoço

Campanha mundial alerta para a importância da conscientização e prevenção da doença que é a quinta mais frequente em homens (boca) e em mulheres (tireoide)

Em 27 de julho, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e uma oportunidade de disseminar informações sobre essa doença que acomete cerca de 41 mil pessoas anualmente, no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Julho Verde, movimento criado em 2016 no Brasil, é usado para alcançar o maior número de pessoas possível e informá-las a respeito dos riscos, a prevenção e, sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento para a cura dessa enfermidade. “Essa campanha se tornou ainda mais relevante este ano com a pandemia, pois muitas pessoas estão com medo de se deslocar até um atendimento médico e contrair o COVID-19. É necessário reforçar a importância de continuar se cuidando, investigando em caso de sintomas, fazer exames preventivos, e adotar um comportamento que acarrete menor risco para adquirir o câncer.” afirma Antonio Bertelli, cirurgião de cabeça e pescoço do Núcleo de Tireoide do Hospital Samaritano Higienópolis. Lembra que o diagnóstico tardio pode deixar sequelas ou levar o paciente ao óbito pelo câncer.

Dr. Antonio explica que a melhor forma de evitar a doença é ter hábitos saudáveis, como não praticar o tabagismo e o etilismo (excessivo consumo de álcool), e manter uma boa higiene na cavidade oral e alimentação adequada, porque a desnutrição pode desencadear mutações genéticas e, consequentemente, o câncer bucal. “Outros fatores considerados de risco são o uso de próteses dentárias mal-adaptadas, que podem causar traumatismo crônico na boca e a exposição ao sol dos lábios e da pele sem protetor solar. E, uma parte desses tumores têm relação com o sexo oral sem proteção adequada, causados pelo HPV (papilomavírus humano, infecção sexualmente transmissível), e por isso devemos estimular o “comportamento sexual responsável”, ressalta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), da qual o especialista é diretor de Comunicação e Marketing, cerca de 10 mil pessoas morrem a cada ano no país em decorrência desse mal.

Geralmente, o câncer de cabeça e pescoço é um grupo de doenças, e o especialista chama a atenção para os tumores localizados na boca (língua, assoalho bucal, gengivas, palato duro, bochechas), orofaringe (amígdalas, palato mole, base da língua), laringe, hipofaringe, nasofaringe, seios paranasais, tireoide e glândulas salivares, entre outros. E, de acordo com levantamento do Inca, no caso dos homens, o câncer de boca é o quinto mais frequente, o de laringe é o oitavo, e somando os dois, o de cabeça e pescoço é o terceiro mais comum (só fica atrás do câncer de próstata em primeiro e de intestino em segundo). Já nas mulheres, prevalece o câncer da tireoide, que já é o quinto mais comum nessa população, com números muito próximos aos do câncer de pulmão.

Os sintomas podem ser confundidos com os de enfermidades comuns como gripe, faringites, amigdalites ou aftas (pequenas lesões no interior da boca ou na base das gengivas) o que leva muitos pacientes a demorar muito para procurar um médico, por mais que persistam por um período mais longo. Por isso é preciso ter um cuidado especial no caso de surgimento de feridas na boca, rouquidão ou dor e dificuldade para engolir com duração de mais de duas semanas, sem nenhuma melhora, mesmo após ter seguido orientação médica. “Descobrir a doença no início aumenta muito as chances de sucesso do tratamento. Com o Julho Verde, pretendemos reforçar a divulgação das principais informações sobre essas doenças, muitas vezes, desconhecidas da população, a fim de aumentar a chance de cura e melhorar a qualidade de vida após o tratamento, a partir do diagnóstico rápido”, afirma.

Sobre o Americas:

O Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,6 mil leitos. O Americas Serviços Médicos faz parte do UnitedHealth Group Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto